Reparos desnecessários de indicação geométrica: estudo de caso de HSE | BC END - Ensaios Não Destrutivos
wave-ultrassom-end
Inspeção END na Aviação: desafios de conformidade para componentes críticos
03/09/2019
Mostrar todos

Reparos desnecessários de indicação geométrica: estudo de caso de HSE

chega de falsas indicacoes na inspecao por ultrassom 01

40% dos inspetores detectaram uma falsa indicação, de acordo com um estudo de caso de HSE (Health Safety Environment)! E você, com que frequência você faz o reparo de indicações geométricas?

Em 2008, a Organização Executiva de Saúde e Segurança do Reino Unido publicou um estudo de caso sobre “manual sobre inspeções por ultrassom” realizadas com vários inspetores.

Indicação geométrica de falha real?

Neste estudo de caso, 40 inspetores de ultrassom certificados tiveram que inspecionar três amostras de teste diferentes com geometrias de solda complexas.

Seu desempenho foi registrado e analisado estatisticamente; este estudo concluiu que 16 indicações falsas foram relatadas pelos inspetores. De um modo geral, as indicações falsas ocorrem quando o inspetor não é capaz de fazer a distinção entre uma indicação geométrica ou uma falha real.

Compreensivelmente, muitas indicações falsas teriam um impacto significativo na produtividade, levando a trabalhos de reparo desnecessários. De acordo com o apresentador do estudo de caso da Organização Britânica, ”os inspetores bem-sucedidos são especiais e raros. Eles precisam ser desenvolvidos por meio de treinamentos com o fornecimento das melhores ferramentas disponíveis e continuamente apoiados pela equipe de suporte gerencial”.

E se os inspetores não tivessem as ferramentas apropriadas para diferenciar adequadamente uma indicação geométrica de uma falha real? E se uma nova tecnologia atualmente disponível puder ajudá-los a fazer essa distinção?

Diga Adeus às Falsas Indicações!

O WAVE da Sonatest apresenta uma visualização interativa, que permite ao inspetor criar com precisão a configuração da solda, bem como a velocidade do material e o ângulo da sapata. Isso combinado com a representação em tempo real do feixe sônico, esse recurso exclusivo auxilia o inspetor a diferenciar uma falha real de uma indicação geométrica. Uma vez integrado ao processo de inspeção, a visualização interativa da Sonatest reduz significativamente a probabilidade de falsas indicações e os custos desnecessários de reparo.

Clique aqui para obter mais informações

chega de falsas indicacoes na inspecao por ultrassom 01
chega de falsas indicacoes na inspecao por ultrassom 02

Indicação geométrica na raiz da solda

Com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento de detectores de falhas por ultrassom, o WAVE da Sonatest realmente ajuda os inspetores a se concentrarem nas inspeções, adequando o instrumento à realidade de cada inspeção, gerando relatórios confiáveis por meio de uma solução inovadora e interativa de localização de defeitos em soldas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *