Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Correntes Parasitas

O ensaio de correntes parasitas (CP) é um método de ensaio não destrutivo (END) usado para uma variedade de propósitos, inclusive para detecção de falhas, medições de espessura de materiais e revestimento, identificação de materiais e estabelecimento da condição de tratamento térmico de certos materiais.

A técnica pode ser empregada para controle nas fases da produção, produto final ou detecção de descontinuidades do produto em serviço como trincas de fadiga ou alterações nas propriedades mecânicas ou físicas do material da peça. O ensaio com correntes parasitas é muito útil para controle de tratamento térmico e separação de materiais quanto a sua composição química e/ou microestrutural.

Equipamentos Relacionados

Confira os nosso produtos

Em nosso blog

Assunto do Blog Relacionados

Quer saber mais sobre os aparelhos END? Acompanhe as notícias em nosso blog que vamos compartilhar contigo tudo o que sabemos sobre ensaios não destrutíveis. 

Correntes Parasitas: precisão e alta sensibilidade na detecção de defeitos

Correntes Parasitas: precisão e alta sensibilidade na detecção de defeitos

O ensaio de correntes parasitas tem sido considerado por muitos um dos ensaios não destrutivos mais versáteis que existem. Por meio de um único princípio físico (indução eletromagnética) podemos utilizar a técnica em inúmeros tipos de inspeções e aplicações podendo-se destacar: separação e identificação de materiais; verificação da eficiência de tratamentos térmicos; inspeção superficial em […]