Inspeção em Vasos de Pressão | BC END - Ensaios Não Destrutivos

inspeção em vasos de pressão deve ser feita antes mesmo do seu funcionamento. Mas antes de explicar sobre a importância dessa inspeção, vamos entender o que seria um vaso de pressão.

Inspeção em Vasos de Pressão

Os vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa. Tratam-se de reservatórios com tipos, dimensões e finalidades diferentes, essenciais para os processos industriais que envolvem a utilização de fluidos e gases.

Os vasos de pressão são projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão normal do ambiente, preservando os fluidos e gases do seu interior.

Por serem equipamentos que trabalham sobre pressão, a estrutura dos vasos de pressão deve ser inspecionada para que não haja risco de vazamento ou explosão.

Componentes como chapas e soldas dos vasos de pressão são inspecionados segundo normas como a NR-13, que regulamentam o funcionamento destes ativos, no Brasil.

Inspeção em Vasos de PressãoInspeção das Chapas de Revestimento em Vasos de Pressão

As chapas dos vasos de pressão podem sofrer o efeito da corrosão, além de poder apresentar vícios ocultos como defeitos provenientes do processo de laminação.

 

 


Inspeção das Soldas em Vasos de Pressãoinspecao-end-em-vasos-de-pressao-03

Tanto a solda como a zona termicamente afetada (ZTA) são regiões passíveis de inspeção nos vasos de pressão.

 

 

 

 


Equipamentos para Inspeção em Vasos de Pressão

Medidores de Espessura

Para medições pontuais em Vasos de Pressão. Possuem custo reduzido, mas a amostragem é limitada, sendo adequado para regiões de redução de espessura uniforme.

Detectores de Falhas

Possuem recursos mais avançados para medição de espessura e também inspecionam soldas. A vista B-Scan (Seção Transversal) está disponível, com ou sem encoder (registro de distância real percorrida).

Phased Array e ToFD

As vistas B-Scan (Seção Transversal) e C-Scan (Vista Planificada), geradas por estes equipamentos, são ideais para registrar graficamente as descontinuidades e identificar indicações como pittings, alvéolos e delaminações. Os modos Phased Array e TOFD são indicados para registro completo na inspeção das soldas.

Scanners

Seja manual ou automatizado, os Sistemas C-Scan são otimizados para mapear corrosão e identificar delaminações nas chapas de revestimento, tendo maior produtividades para esta aplicação que os demais equipamentos.