Inspeção Fundidos e Forjados | BC END - Ensaios Não Destrutivos

Fundidos e forjados são itens de difícil inspeção devido à composição grosseira de sua estrutura. Isto torna um desafio para o ensaio de ultrassom.

Inspeção de Fundidos e ForjadosProcessos de usinagem e conformação podem criar trincas superficiais. O que pode evoluir à medida que o equipamento montado com este material vai sendo utilizado.

Também é necessário verificar a composição da liga, para garantir a performance dos produtos produzidos.

Inspeção durante a Fabricação de Fundidos e Forjados

Inspeção de Fundidos e ForjadosMateriais fundidos e forjados são inspecionados quanto à presença de trincas e “vazios”, os quais só seriam visíveis após o processo de usinagem, em alguns casos.

A identificação destas descontinuidades antes do acabamento reduz consideravelmente o índice de retrabalho.


Inspeção durante a Operação de Fundidos e Forjados

Fundidos e forjados, quando em operação, podem sofrer corrosão, abrasão e/ou trincas, que se ramificam com o tempo. O ENDs são essenciais para inspecionar e monitorar tais componentes e programar sua substituição ou reparo.

Equipamentos para Inspeção em Fundidos e Forjados

Medidores de Espessura

Atende para inspeção de peças com dimensões reduzidas espessuras limitadas. Durante a inspeção de manutenção, pode ser utilizado para medição de espessura remanescente de tijolos refratários de fornos. A performance é otimizada com transdutores de baixa frequência.

Detectores de Falha

Possui pulsador mais potente e, por isso, administra peças com maior espessura. A banda da série Masterscan suporta transdutores de até 0,1 MHz, permitindo uma sensibilidade diferenciada para peças longas ou com material muito atenuante, como é o caso.

Ultrassom Phased Array

A multiplexação de sinais, os recursos de focalização e a formação de imagem do modo Phased Array facilitam a detecção e identificação de defeitos. O registro completo também ajuda no mapeamento da parte, localizando a descontinuidade com grande precisão.