Inspeção de Engrenagens e Rolos | BC END - Ensaios Não Destrutivos

As engrenagens e rolos são componentes mecânicos utilizados em diversos equipamentos industriais. E devido ao seu esforço contínuo, tendem a apresentar trincas e necessitam de contante inspeção.

Inspeção de Engrenagens e Rolos

 

Engrenagens e Rolos sofrem desgastes tanto em suas faces quanto em sua estrutura interna. Por isso, devem ser inspecionadas em busca de trincas superficiais e internas.

Umas das grandes dificuldades nesta aplicação é limpeza da superfície. Ela está sempre coberta com uma camada de lubrificante ou revestimento

A fim de monitorar tais partes, alguns ensaios não destrutivos são aplicados, como líquidos penetrantes e partículas magnéticas, para identificação das trincas, e ultrassom e ACFM, para dimensionamento das mesmas.

Equipamentos para Inspeção END em Engrenagens e Rolos

Medidores de Espessura

Para medições pontuais. Possuem custo reduzido, mas a amostragem é limitada, sendo adequado para regiões redução de espessura uniforme.


Ultrassom Detectores de Falha

Possuem recursos mais avançados para medição de espessura e também inspecionam soldas. A vista B-Scan (Seção Transversal) está disponível, com ou sem encoder (registro de distância real percorrida).


Ultrassom Phased Array e ToFD

As vistas B-Scan (Seção Transversal) e C-Scan(Vista Planificada), geradas por estes equipamentos, são ideais para registrar graficamente as descontinuidades e identificar indicações como pittings, alvéolos e delaminações.

Os modos Phased Array e TOFD são indicados para registro completo na inspeção das soldas.

 


Scanners

Seja manual ou automatizado, os Sistemas C-Scansão otimizados para mapear corrosão e identificar delaminações nas chapas de revestimento, tendo maior produtividades para esta aplicação que os demais equipamentos.

 

Open chat