Inspeção de Correias Transportadoras | BC END Ensaios Não Destrutivos

Inspeção de Correias Transportadoras

As correias transportadoras são utilizadas em várias indústrias como solução para o transporte de materiais e produtos em longa distância, diminuindo custos com o serviço e o número de caminhões, inclusive em locais aonde o caminhão não chega. Correias transportadoras são itens críticos para segmentos como mineração e cimenteiro, portanto, a inspeção de Correias Transportadoras para o monitoramento de sua espessura é essencial para manutenção preditiva.

Inspeção END Correias Trasportadoras

Constituição da Correia Transportadora

A constituição da correia trasportadora é básica: carcaça e coberturas, sendo a carcaça o elemento de força e resistência para suportar a carga, tensões e outros desafios na movimentação dos materiais transportados. Geralmente têm em sua composição as fibras têxteis, mas também podem ser instaladas por cabos de aço.

A cobertura das correias transportadoras têm a função de proteção da carcaça contra a agressão do material que é transportado.

O sistema das correias no transporte é simples, tendo duas ou até mais polias que cuidam do movimento de uma superfície, que é a cobertura onde os materiais são transportados. Antes do arranque é preciso uma inspeção para evitar danos na correia e ao iniciar os movimentos é preciso manter a correia vazia até que chegue a velocidade adequada para o transporte.

Inspeção em Correias Transportadoras

Correias transportadoras são o meio mais comum de transporte de materiais a granel em grandes quantidades, principalmente em mineradoras. O objetivo do uso das correias transportadoras é manter um fluxo contínuo dos matérias entre as operações, com economia e segurança. Mas, para que elas atendam às necessidades sem riscos, a manutenção preventiva é necessária.

A inspeção das correias transportadoras é importante para a preservação de um patrimônio que é valioso. Esta inspeção, assim como a manutenção preventiva deve ser de responsabilidade de uma pessoa ou um grupo que encare de forma eficiente o trabalho, estando sempre atento a possíveis pontos críticos da operação.

Desgastes, rasgões, raspadores sem funcionamento, rolos travados e vazamento de materiais devem ser observados e corrigidos. Verificar a localização dos problemas e como eles ocorrem é uma maneira de determinar a causa e encontrar uma solução para a questão. Corrigir os problemas detectados é importante para prevenir falhas maiores, que podem causar perdas de efetividade.

Os itens fundamentais, que devem ser inspecionados com regularidade nas correias transportadores são: alinhamento da correia; estado dos roletes e tambores; estado da cobertura e emendas da correia (espessura); estiramento da correia; situação dos raspadores e limpadores e estado das guias de material e chutes, para evitar vazamentos.

Como visto, as correias transportadoras são itens críticos para segmentos como mineração e cimenteiro. Portanto, o monitoramento da espessura destes itens é essencial para manutenção preditiva. Nesta aplicação, a espessura da camada de borracha é monitorada através de inspeções até o momento da troca da correia.

Tipos de Correia

inspecao-correias-transportadoras-02Existem correias com e sem alma de cabos e aço. Esta condição não interfere na medição, uma vez que apenas a camada superior – composta de borracha, somente – é passível de medição.

Esta camada superior possui sua espessura monitorada até o momento de sua troca. Esta condição permite o uso pleno da correia e a substituição antes de seu rompimento, evitando prejuízos.

 


Inspeção em Correias Transportadoras: Medição de Espessura pelo Método de Ultrassom

 

Equipamentos para Inspeção de Correias Transportadoras

Open chat