Delaminações são “vazios” formados durante o processo de laminação de chapas metálicas.
Estas regiões podem aumentar à medida que a chapas sofre algum tipo de esforço. Tal inspeção pode ser feita tanto no processo de fabricação quanto na chapa já aplicada em algum equipamento, como um vaso ou um tanque.
O cladeamento é um processo de depósito de um material sobre o outro, formando uma camada protetora.
Por algum motivo esta camada pode não aderir perfeitamente ao material-base e o descolamento pode se propagar com o tempo.
Utilizando um transdutor de grande diâmetro, pode-se realizar uma varredura manual. Um transdutor de menor diâmetro faria o dimensionamento da indicação, delimitando-a.
Utilizados para uma amostragem para simples conferência de espessura nominal. Não é recomendado para chapas de grandes dimensões, pois sua amostragem seria muito pequena.
As vistas B-Scan (Seção Transversal) e C-Scan (Vista Planificada), geradas por estes equipamentos, são ideais para registrar graficamente as descontinuidades e identificar indicações como delaminações. Podem ser associados a scanners ou tanques imersão para um mapeamento mais rápido e completo.
Os scanners são ideais para automatizar o processo de varredura das chapas e clads. Pode-se utilizar transdutores phased array para maior área de cobertura.
Inscreva-se no Blog da BC END
Fique atualizado sobre as melhores tecnologias de Ensaios Não Destrutivos.