Inspeção de Laminados e Clads | BC END - Ensaios Não Destrutivos

A inspeção de laminados e clads é bem semelhante pois suas descontinuidades possuem as mesma características: se apresentam paralelas a superfície.

Inspeção END de Laminados e Clads

São elas:

Inspeção END de Laminados e CladsDelaminações

Delaminações são “vazios” formados durante o processo de laminação de chapas metálicas.

Estas regiões podem aumentar à medida que a chapas sofre algum tipo de esforço. Tal inspeção pode ser feita tanto no processo de fabricação quanto na chapa já aplicada em algum equipamento, como um vaso ou um tanque.

Descolamento de camadasinspecao-laminados-clads-cladeamento

O cladeamento é um processo de depósito de um material sobre o outro, formando uma camada protetora.

Por algum motivo esta camada pode não aderir perfeitamente ao material-base e o descolamento pode se propagar com o tempo.

 


Equipamentos para Inspeção de Laminados e Clads

Detectores de Falhas

Utilizando um transdutor de grande diâmetro, pode-se realizar uma varredura manual. Um transdutor de menor diâmetro faria o dimensionamento da indicação, delimitando-a.

Medidores de Espessura

Utilizados para uma amostragem para simples conferência de espessura nominal. Não é recomendado para chapas de grandes dimensões, pois sua amostragem seria muito pequena.

Ultrassom Phased Array

As vistas B-Scan (Seção Transversal) e C-Scan (Vista Planificada), geradas por estes equipamentos, são ideais para registrar graficamente as descontinuidades e identificar indicações como delaminações. Podem ser associados a scanners ou tanques imersão para um mapeamento mais rápido e completo.

Scanners

Os scanners são ideais para automatizar o processo de varredura das chapas e clads. Pode-se utilizar transdutores phased array para maior área de cobertura.