Atualmente, vivemos num contexto em que a tecnologia vem facilitando a nossa vida e nossa relação com o mundo e essa mudança tem sido bastante profunda. Não obstante, essas mudanças também afetam toda a cadeia produtiva principalmente no que diz respeito a gestão da qualidade.
Na aplicação dos ensaios não destrutivos não é diferente, para obter resultados cada vez mais confiáveis, ferramentas de alta tecnologia devem ser gradativamente mais utilizadas, resultando em maior precisão e confiabilidade dos resultados.
Existem novas tecnologias aplicadas por exemplo, nos equipamentos convencionais de teste ultrassônico (UT), apesar de muitos acreditarem que somente os equipamentos multicanais são os mais avançados, existem hoje no mercado equipamentos convencionais que proporcionam otimização do fluxo de trabalho diário.
O equipamento WAVE da Sonatest, foi desenvolvido para simplificar o fluxo de trabalho do operador enquanto aumenta o nível de confiança, utilizando o plano de escaneamento interativo e a capacidade de personalizar os aplicativos, garantindo assim uma detecção adequada.
O WAVE integra as mais recentes tecnologias disponíveis como interface personalizável, visualização interativa com representação em tempo real do feixe sônico, além de ferramentas de simulação que consolidam seus resultados, permitindo que os inspetores gerem relatórios enquanto realizam inspeções diretamente no campo, reduzindo o risco de erros ou esquecimento de informações.
Em se tratando de equipamentos de ultrassom mais avançados, o ultrassom phased array já é o método de tecnologia mais avançada na categoria de ensaios não destrutivos por ultrassom, devido ao seu nível mais elevado de precisão do que o ultrassom convencional, porém novas tecnologias vêm sendo incorporadas a esses equipamentos.
O método de foco total (TFM) varredura de modo intermediário (TFMi™), disponível no Veo3 da Sonatest, pode gerar até seis varreduras TFM em tempo real de várias fontes de captura de matriz completa (FMC) em diferentes sondas. Oferecendo benefícios significativos para o inspetor em termos de precisão, eficiência e relatórios.
Além do TFMi o Veo3 da Sonatest, possui interface de toque PCAP e recursos multi-scan/multi-técnica que significa que o inspetor pode executar o TFM em tempo real e também atingir PA e TOFD simultaneamente em uma única entrada de dados, aumentando a confiança e precisão da inspeção.
Como podemos observar, em relação aos ensaios não destrutivos, o uso de novas tecnologias aplica-se principalmente aos avanços e aprimoramentos das técnicas atuais de inspeção, aumentando a clareza na apresentação dos resultados no momento da medição, visando a melhoria na obtenção de resultados cada vez mais confiáveis.
Escrito por Lidiane Oliveira