Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Como uma abordagem moderna nos processos pode garantir a segurança dos produtos

Aplicações,Cases,END,Produtos,Software

Como uma abordagem moderna nos processos pode garantir a segurança dos produtos

Dentro de um ambiente industrial, o setor específico responsável pelo produto final, o qual será entregue para o cliente é o setor da Qualidade, onde como próprio nome já diz, tem como principal objetivo, assegurar a qualidade do produto.

Independente da área de atuação, podendo ser Petróleo e Gás, Aviação, automotiva, naval, entre outras, este setor tem a responsabilidade de zelar pela qualidade do produto que será entregue aos clientes. Tipicamente a linha de frente, ou seja, as pessoas que atuam diretamente com os produtos são chamadas Inspetores, são pessoas especialistas, cada um em sua área, que irão cuidar de sua parte da qualidade do produto.

Utilizando como exemplo a área de Petróleo e Gás, sabemos que, estes produtos são deslocados de um local a outro através de tubulações, que normalmente são tubulações soldadas. Estas tubulações são criteriosamente submetidas a ensaios e análises por parte do departamento da qualidade. Dentre as inúmeras inspeções que são realizadas, está o ensaio por ultrassom nas soldas das tubulações, ou seja, nas junções de uma tubulação em outra.

A técnica não destrutiva por ultrassom sempre esteve presente na inspeção de juntas soldadas de tubulações de Petróleo e Gás, porém nos últimos anos tem passado por um avanço tecnológico significativo, sempre acompanhando o mercado de evolução de tecnologias da área. A técnica de inspeção por ultrassom mais atual e moderna no mercado hoje, é a técnica TFM/FMC (Total Focusing Method /Full Matrix Capture), onde pode ser utilizado modos de propagação diferentes em regiões diferentes da solda, sendo mais claro: Um inspetor pode eletronicamente “fatiar” uma solda e inspecionar estes pedaços com alta precisão e tipos de ondas diferentes.

Nos equipamentos de TFM/FMC comercializados atualmente no mercado, apenas o modelo VEO3 da fabricante SONATEST permite que o inspetor utilize até 4 modos simultaneamente, ou seja, o inspetor realiza uma calibração/ajuste para um modo em específico e ativa mais outros 3, totalizando 4 modos de aquisição, cujo fabricante nomeou de TFMi. Essa tecnologia é considerada uma evolução do Ultrassom Phased Array, bastante conhecida e utilizada, e que também está disponível no equipamento Veo3, além de 4 canais para ultrassom convencional.

Para garantir a qualidade de um produto, uma equipe altamente treinada e capacitada em suas respectivas especialidades, devem cumprir diversos procedimentos e buscarem se atualizar constantemente, utilizando novas tecnologias, para que a qualidade, a segurança e a agilidade do processo sejam cumpridas e um produto de alta qualidade e segurança, seja entregue.

Escrito por: Rafael Ricotta

 

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *