bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Por que procurar uma Assistência Técnica Autorizada?

Comentários (2) Aplicações, Notas

Questão amplamente discutida por consumidores de diversos segmentos, este assunto possui uma abordagem um pouco diferente no mundo dos ENDs. Frequentemente, os produtos a serem suportados são importados e exigem treinamento especializado para realizar a manutenção corretamente.

Tendo em vista os recorrentes casos de equipamentos incorretamente reparados por assistências técnicas não autorizadas, faz-se necessário este post, a fim de esclarecer a importância de acionar pessoal treinado pelo próprio fabricante, no momento em que o equipamento apresenta alguma avaria ou necessita de manutenção no hardware ou no software.

Equipamentos de END X Automóveis

carros_populares

É muito comum comparar equipamentos de END e automóveis, pois eles tem características bem parecidas, tais como preço, diversos modelos (tanto tops de linha quanto os de baixo custo), preferência por uma marca ou outra, maneiras diferentes de acionar a mesma função, desempenho diferenciado de um modelo mais barato para um mais caro, etc. Entretanto, quando se trata de assistência técnica, as semelhanças não acontecem.

Automóveis, muitas das vezes, compartilham muitos componentes do mesmo fabricante entre marcas concorrentes, o que facilita a troca de peças de manutenção das mesmas. Ademais, muitas destas peças são fabricadas no Brasil, portanto, de custo mais acessível e ampla distribuição.

Já os equipamentos de END são, em sua maioria, importados – mesmo os mais baratos – e, por isso, há pouco know-how para manutenção e poucas peças disponíveis para troca (muitas das vezes, elas só são fornecidas pelo próprio fabricante, mesmo que sejam fabricadas por um terceiro).

Peças Genuínas e Acessórios Originais

Como citado anteriormente, por se tratar de peças exclusivamente distribuídas pelos fabricantes, apenas representações oficiais e assistências técnicas autorizadas possuem acesso a este material. Isto quer dizer que assistência técnicas não autorizadas farão adaptações ou sucatearão peças de equipamentos condenados para reparar o seu.

Carregador Original com LED indicador de carregamento.

Carregador Original com LED indicador de carregamento.

Tais recursos paliativos, quando mal feitos, podem causar dano irreversível ao equipamento; assim, o baixo custo do serviço acaba não viabilizando o risco.

O uso de peças genuínas não requer qualquer adaptação, visto que são feitas especificamente para aquele produto.

Da mesma forma, o uso de acessórios paralelos representa um perigo, tanto para seu produto quanto para a sua segurança.

Uma grande fonte de avarias de placas eletrônicas são os carregadores de bateria adaptados. Estes, muitas vezes, não são montados observando aspectos como corrente e tensão adequadas. Ainda assim, há casos em que a gestão de carregamento é feita pelo carregador, ou seja, um carregador não-original carregará a bateria de maneira incorreta, diminuindo sua vida útil ou, em casos mais extremos, causando sua explosão.

Entradas Proprietárias

A fim de garantir que casos como o citado acima não aconteçam e para garantir o uso de acessórios originais, alguns fabricantes utilizam entradas proprietárias, algumas vezes criticadas por usuários e até mesmo órgãos padronizadores, por abandonarem modelos universais.

299670-apple-iphone-5-lightning-port

Conector proprietário Lightning, da Apple.

Conector proprietário Sonatest

micro-usb

Conector universal Micro-USB

mini-usb

Conector Universal Mini-USB

Esta prática existe não tão só somente para restringir a compra de acessórios a um único fabricante, mas também para garantir que o acessório adequado seja utilizado no dispositivo.

Há casos em que pessoas utilizam adaptadores de notebook para carregar seus equipamentos de END – naqueles que não possuem entrada proprietária. Esta prática pode causar dano permanente ao seu aparelho, sem falar dos riscos de explosão da bateria, citados anteriormente.

Profissionais Treinados pelo Fabricante

Um equipamento de END geralmente não segue uma lógica de montagem muito diferente de qualquer outro equipamento eletrônico. Por este motivo, muitos técnicos em eletrônica se aventuram a tentar consertar estes tipos de equipamentos sem o devido treinamento.

O que ocorre é que a manutenção do equipamento começa ao abrir o mesmo. E, na maioria dos casos, é onde estes técnicos cometem os primeiros erros.

Dispositivos com classificações IP,ver post específico para entender melhor – contra poeira e derramamento de líquidos, são selados de maneira especial, e, por isso, necessitam de técnicas e ferramentas específicas para serem abertos. A abertura incorreta do equipamento, assim o como o fechamento, pode comprometer tal selagem, originando problemas futuros que não ocorreriam em condições normais, tais como oxidação precoce de placas, trincas na carcaça, curto-circuito por excesso de umidade, partes internas soltas, etc.

IMG_20120706_095148 (1024x768)

Oxidação gerada por selagem comprometida.

IMG_20120706_101956 (768x1024)

Resíduos de oxidação.

As assistências técnicas autorizadas treinam e reciclam seus profissionais constantemente, a fim de que estejam aptos a realizar qualquer reparo nos aparelhos comercializados pelo fabricante em questão.

IMG_20120601_101737 (1024x768)

Carcaça danificada por excesso de torque no parafuso.

IMG_20120601_101837 (1024x768)

Encaixe do prisioneiro trincado por excesso de torque no parafuso.

Por alguns motivos, sejam limitações técnicas ou proteção de patentes, alguns serviços só podem realizados pelo fabricante. A assistência técnica também é importante neste caso, pois conhece exatamente o procedimento de envio e retorno de peças/aparelhos em manutenção, bem como para qual destino direciona-los.

Obsolescência

Eventualmente, produtos saem de linha e, infelizmente, não é mais possível oferecer suporte a estes depois de alguns anos. Esta não é um prerrogativa de um ou outro fabricante, por isso, é necessário entender que equipamentos são, naturalmente, substituídos por modelos mais novos e que, em algum momento, você terá de trocar aquele seu bom e velho detector de falhas!

Sonatest Sitescan 130: modelo foi descontinuado há mais de 10 anos, mas ainda é utilizado.

Sonatest Sitescan 130: modelo foi descontinuado há mais de 10 anos, mas ainda é utilizado.

Tal situação nem sempre é culpa do seu fabricante – muito menos do representante – e sim de seu fornecedor de peças e componentes, que passa a não mais fabricar o item necessário para manutenção. Assistências técnicas autorizadas geralmente mantem um estoque de algumas peças consumidas em seu território e podem suporta-lo por algum tempo, mesmo que o equipamento já tenha sido descontinuado.

Modelo Sonatest Sitescan 140

Modelo Sonatest Sitescan 140: bateria do modelo ainda é fornecida.

Assim, cabe ao usuário escolher produtos com uma vida útil maior. Itens com melhor construção podem parecer mais caros inicialmente, mas, a longo prazo, podem representar uma economia. Há casos de equipamentos que são utilizados por quase 10 anos, sem nenhuma necessidade reparo ou troca de peça.

Um garantia mais extensa também é um indício de que o equipamento é mais confiável e menos propenso a apresentar defeitos a curto e médio prazo.

Garantia

Vale lembrar que as assistências técnicas autorizadas oferecem garantia de seu serviços e peças trocadas, bem como a emissão da nota fiscal, que é a ferramenta legal para que reclame seus direitos, quando necessário.

Calibração

Há sempre dúvida quanto a calibração de equipamentos de END. Representantes e assistências técnicas podem auxilia-lo, neste caso. Eles podem indica-lo o local mais próximo em sua região ou, até mesmo, realizar tal serviço.

Equipamentos específicos podem exigir calibração na unidade do próprio fabricante. A assistência, neste caso, encaminhará seu equipamento tomando as devidas medidas para que seja exportado e reimportado da maneira correta.

Cuidados para Conservação de seu Equipamento

Equipamento danificado por uso de pilha inadequada.

Equipamento danificado por uso de pilha inadequada: fluido vazou para carcaça e atingiu a placa principal.

Por fim, algumas recomendações gerais para conservação de seu equipamento e acessórios:

  • Antes de tudo, LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES ANTES MESMO DE LIGAR O EQUIPAMENTO; este contém informações preciosas sobre o uso correto e o que fazer em caso de defeito ou mal funcionamento;
  • Manter equipamento em lugar arejado e seco, sempre que possível;
  • Remover pilhas/baterias quando não utiliza-lo por um período muito longo;
  • Utilizar sempre acessórios originais;
  • No caso de pilhas, preferir as alcalinas, que representam menor risco de vazamento;
  • Não tente consertar seu equipamento por conta própria, mesmo que esteja fora da garantia; tal ação pode piorar um problema que poderia ser resolvido de maneira simples;
  • Não ouça conselho de pessoas leigas; consulte sempre a assistência técnica autorizada.

2 Responses to Por que procurar uma Assistência Técnica Autorizada?

  1. cristian disse:

    NECESITO REPARAR UN SONATEST SITESCAN 130

    • Rafael Ornelas disse:

      Hola, Cristian!

      Gracias por su contacto!

      Solicite suporte para su región en este link.

      Si tiene alguna pregunta, estamos a su disposición.

      Saludos,

      BC END

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *