Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Sonatest apresenta novo software do VEO com mais de 75 novos recursos

Produtos,Software

Sonatest apresenta novo software do VEO com mais de 75 novos recursos

Aproveitando as festividades de fim de ano, a Sonatest resolveu dar um presente aos seus clientes. A versão 3.5 do software do VEO traz mais de 75 novos recursos e unificando a interface, já utilizada no Prisma, nos modelos avançados. Tudo isso GRÁTIS!

Evolução Constante

Mantendo o compromisso de atualização de sua linha de produtos, a Sonatest ouviu a opinião de clientes e representantes, e adicionou mais de 75 recursos ao seu modelo mais avançado: o VEO; disponível nas versões 16:64 e 16:128.

Alguns destes recursos já estavam presentes no modelo avançado de entrada, o PRISMA. Abaixo, alguns destaques desta atualização:

1. Forma de Onda (A-Scan) de Referência

reference_waveform-1024x601



Este menu agora pode sobrepor uma imagem A-Scan sobre uma varredura atual, para fins de comparação. Esta função já estava disponível nos equipamentos da Série D/D+, Sitescan e Masterscan.

2. Suporte a superfícies curvas (Modos Ultrassom Convencional e TOFD)

curved_part_1

A montagem de planos de inspeção agora suporta superfícies curvas, para os módulos de ultrassom convencional e TOFD. Pode-se configurar cálculos de pulos e determinar a ZTA (Zona Termicamente Afetada) da solda.

curved_part_2
curved_part_3

3. Polaridade dupla para Gate/Caixa

gate_polarity_1

Esta função é muito útil para quem trabalha com inspeção TOFD e ultrassom para compósitos, onde a discriminação da fase do sinal é essencial. Os gates podem ser ajustados para porção positiva, negativa ou em ambas as fases.

gate_polarity_2

4. Novos formatos de solda em “J” e “U”

j_u_weld

Novas geometrias de solda podem ser escolhidas diretamente na montagem de plano de inspeção nativa do aparelho, proporcionando um modelo de inspeção mais verossímil e dispensando o uso de aplicativos de terceiros, para estas situações.

5. Função “ZOOM”

Esta é uma das funções mais solicitadas pelos usuários. O botão de atalho para esta função já está disponível no equipamento, entretanto, o mesmo só ganhou utilidade agora.

zoom_1
zoom_2
zoom_3

Em situações onde o percurso sônico é muito extenso, a representação da vista setorial/linear em 100% dificulta a visualização de determinados defeitos. Apesar da caixa de extração permitir a ampliação para uma determinada região nas demais vistas (Topo, C-Scan e % de Amplitude), a setorial/linear não possuía, até então, esta prerrogativa.

6. Melhorias na Visualização 3D

3D_visualization_3
3D_visualization_4

A funcionalidade 3D do VEO (uma das pioneiras em equipamentos portáteis de phased array) foi otimizada para apresentar:

  • Atraso dos elementos de phased array (após configuração do atraso da sapata, ou wedge delay);
  • ZTA (Zona Termicamente Afetada);
  • Partes curvas (Ultrassom Convencional e TOFD);
  • Visualização do pico em tempo real.
3D_visualization_5
3D_visualization_1

Além de auxiliar os profissionais durante a inspeção e montagem do plano de inspeção e geração de relatórios, trata-se de uma excelente ferramenta didática para instrutores, durante o ensino da técnica de ultrassom.

7. Geração de C-Scan em “tiras” em tempo real

Este recurso é muito importante para usuários que desejam realizar mapeamento de corrosão e/ou inspeção em compósitos, utilizando scanners de varredura com steps (saltos) pré-definidos.

merged_c-scan

À medida que a superfície é inspecionada, as “tiras” de C-Scan são unidas lada-a-lado, formando um figura única. Ambas as vistas de profundidade (percurso) e porcentagem de amplitude podem ser visualizadas, simultaneamente, permitindo uma análise avançada em tempo real.

8. Arquivos de Exemplo e Passo-a-passo de Inspeção

new_inspection_wizard

A nova interface, já presente no PRISMA, torna ainda mais fácil a criação de um novo plano de inspeção, bem como o regaste de arquivos modelo recentemente criados ou relatórios recém gerados. Tal recurso representa um avanço para tornar cada vez menos traumática a transição do ultrassom convencional para o phased array.

Mesmo um plano de inspeção criado do zero torna-se fácil configuração, pois segue um passo-a-passo linear, o qual determina:

  • Detalhes sobre o material e parte a ser inspecionada e croqui da solda;
  • Escolha do transdutor;
  • Escolha da sapata (caso não seja integrada);
  • Ajuste de vista, percurso e elementos a serem ativados;
  • Ajuste de offset (deslocamento) em relação à solda (se for caso);
  • Indicadores a serem visualizados na tela (ex.: amplitude, percurso sônico, profundidade, etc.);
  • Calibração.

Ao final do passo-a-passo, o equipamento já está pronto para inspeção e as configurações podem ser salvas para que possam ser resgatadas a qualquer momento.

Software de Análise e Geração de Relatórios UTStudio

O software de relatórios UTStudio, fornecido gratuitamente com os equipamentos VEO e PRISMA, possui uma nova função de comentários, onde pode-se selecionar uma região de interesse nas vistas de topo ou C-Scan e registrar observações, tais como posição, características da descontinuidade, ganho, extensão, etc. Estas informações são salvas no arquivos original de inspeção e podem ser anexadas ao relatório gerado pelo programa.

UTStudio_annotation_tool

Confira as demais novidades nos arquivos abaixo ou entre em contato com a BC END, através de nosso formulário para tirar dúvidas ou solicitar orçamento.

Os clientes também podem baixar os arquivos e demais instruções para instalação da atualização neste link.

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *