3 coisas que você precisa saber sobre periodicidade de calibração de equipamentos
O que é periodicidade de calibração?
Basicamente é o intervalo entre uma calibração eletrônica de um equipamento e outra, ou seja, de quanto em quanto tempo um técnico metrologista avalia e compara um equipamento com um equipamento padrão, emitindo um certificado com os resultados.
Quem define a periodicidade de calibração?
Conforme item 7.8.4.3 da norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração) “Um certificado de calibração ou etiqueta de calibração não pode conter qualquer recomendação sobre o intervalo de calibração, exceto quando isso tiver sido acordado com o cliente.”
Sendo assim, quem define ou recomenda a periodicidade de calibração dos equipamentos não são os laboratórios de calibração.
A periodicidade de calibração de um equipamento é definida pelo seu próprio usuário e/ou proprietário seguindo os critérios por ele estabelecidos.
Quais fatores podem me auxiliar na definição da periodicidade?
1) As recomendações do fabricante;
2) As condições do ambiente onde os equipamentos são utilizados;
3) O tipo de equipamento;
4) A frequência de uso;
5) As informações obtidas a partir dos relatórios anteriores das calibrações passadas;
Definir a periodicidade de calibração de instrumentos é uma tarefa muito importante, pois ao definir uma periodicidade muito curta, você pode ter desperdício com excesso de calibrações de instrumento ou ainda pior, ao definir uma periodicidade de calibrações muito longa, você corre o risco de o instrumento estar medindo com erro acima do tolerável e prejudicando a qualidade das suas inspeções.
Esperamos que essas informações te ajudem a repensar suas periodicidades e te ajudar a realizar as melhorias necessárias em seus processos de calibração.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas: https://bcend.com.br/calibracao/