Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Calibração Eletrônica de Ultrassom Phased Array

Aplicações,Notas

Calibração Eletrônica de Ultrassom Phased Array

Conforme já explicamos em outro artigo, na Calibração Eletrônica, verificamos em laboratório, se eletronicamente o aparelho opera dentro dos limites aceitáveis, conforme as normas estabelecidas para a calibração eletrônica de equipamentos de ultrassom. 

Quando se trata de calibração de um equipamento de ultrassom Phased Array, desde novembro de 2014 existe uma norma brasileira ABNT NBR 16314 – Metrologia – Ensaios Não Destrutivos – Calibração de Instrumentos de ensaio por ultrassom Phased Array, que estabelece os procedimentos para calibração e os critérios de aceitação para os instrumentos de ensaio por Ultrassom Multicanal Phased Array. 

Uma das particularidades está no que diz o item 6.1.1.5  : “Repetir as medições de tensão para todos os canais de emissão. A variação da amplitude do pulso de emissão é dada pela medição da tensão do emissor para cada canal, por exemplo, em um instrumento multiplexado 16/64, as medições devem ser realizadas nos 64 canais.” (ABNT,2014) 

O que isso significa? Deverão ser realizados as medições do pulso emissor referente a todos os canais do equipamento, ou seja, se seu equipamento possui 128 elementos (canais) para cada canal deverá ser medido a tensão, tempo de subida, tempo de duração e reverberação de forma individual, não em forma de média ou medição única. 

Após todas as verificações e medições indicadas na norma devem ser analisados os critérios de aceitação estabelecidos por ela. Os critérios de aceitação, servem para decidir se um instrumento de medição está aprovado para o uso requerido, ou não. Se atende ou não atende aos requisitos de medição determinados pelo método em que ele é usado.   

Sendo assim, o certificado de calibração de um ultrassom Phased Array deve informar a tensão, tempo de subida, tempo de duração e reverberação de forma de cana canal do equipamento. 

Quer saber mais sobre a calibração de equipamentos para ensaios não destrutivos?  

Entre em contato com os nossos especialistas: https://bcend.com.br/calibracao/

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *