Painel Solar gera energia através de gotas de chuva - BC END

Painel Solar gera energia através de gotas de chuva

analise-vibracoes-metodos-ensaios-nao-destrutivos-mais-usuais-na-industria-bc-end-1
Métodos de ensaios não destrutivos mais usuais
13/04/2016
radiologia-industrial-aplicacoes-principais-bc-end-equipamentos-para-ensaios-nao-destrutivos
Radiologia Industrial e suas aplicações principais
22/04/2016
Mostrar todos

Painel Solar gera energia através de gotas de chuva

painel-solar-gera-energia-atraves-gotas-chuva-bc-end

O painel solar é uma excelente opção para a geração de energia limpa, além é claro da enorme economia na conta de luz. Porém, em dias nublados e chuvosos, os painéis solares não produzem energia suficiente. Foi pensando nesse problema, que cientistas chineses desenvolveram um painel solar capaz de produzir energia através de gotas de chuva.

O novo painel possui uma camada de grafeno em sua superfície. Recentemente descoberto (2004), o grafeno tem sido largamente pesquisado. Sabe-se que ele possui a propriedade de alta condutividade térmica e elétrica.

O Painel Solar funciona da seguinte maneira: quando as gotas de chuva tocam a camada de grafeno, ele forma uma camada de íons positivos graças à pequena quantidade de sal presente na água, que ao interagir com a carga negativa gera eletricidade, assemelhando-se com uma bateria.

Infelizmente, essa importante descoberta ainda é prematura. Ainda existe um grande caminho a percorrer antes dos painéis solares entrarem no mercado. Isso porque, a conversão de energia conseguida pelos pesquisadores foi de apenas 7%, bem abaixo dos 30% que os painéis solares convencionais são capazes de gerar. Além disso, nos testes, os pesquisadores usaram água com maior mais salgada do que a água da chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *