O painel solar é uma excelente opção para a geração de energia limpa, além é claro da enorme economia na conta de luz. Porém, em dias nublados e chuvosos, os painéis solares não produzem energia suficiente. Foi pensando nesse problema, que cientistas chineses desenvolveram um painel solar capaz de produzir energia através de gotas de chuva.
O novo painel possui uma camada de grafeno em sua superfície. Recentemente descoberto (2004), o grafeno tem sido largamente pesquisado. Sabe-se que ele possui a propriedade de alta condutividade térmica e elétrica.
O Painel Solar funciona da seguinte maneira: quando as gotas de chuva tocam a camada de grafeno, ele forma uma camada de íons positivos graças à pequena quantidade de sal presente na água, que ao interagir com a carga negativa gera eletricidade, assemelhando-se com uma bateria.
Infelizmente, essa importante descoberta ainda é prematura. Ainda existe um grande caminho a percorrer antes dos painéis solares entrarem no mercado. Isso porque, a conversão de energia conseguida pelos pesquisadores foi de apenas 7%, bem abaixo dos 30% que os painéis solares convencionais são capazes de gerar. Além disso, nos testes, os pesquisadores usaram água com maior mais salgada do que a água da chuva.