Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Medição de Espessura: Como escolher o melhor transdutor

Aplicações,Tutoriais

Medição de Espessura: Como escolher o melhor transdutor

Dúvida constantemente levantada no momento da aquisição de um equipamento de medição de espessura, a definição do melhor transdutor para a sua aplicação é algo que leva em conta o material inspecionado, a espessura e o tipo de defeito a ser detectado.

Alta penetração em plásticos e fundidos

O modo mais comum para esses tipos de aplicações é o pulso-eco. Selecione um transdutor de baixa frequência. Dependendo da espessura do material, use um transdutor de 2,2 MHz ou com frequência ainda mais baixa. Aqueles com diâmetro maior oferecem maior poder de penetração, devido ao tamanho do cristal, e são ideais para uso em materiais de difícil medição.

Corrosão e detecção de cavidades no aço

Use o modo pulso-eco sempre que tentar localizar cavidades e falhas. Normalmente, para esses tipos de aplicações, usa-se um transdutor de 5 MHz ou de maior frequência. Use frequências baixas para maior penetração e frequências altas, para melhor resolução.

Através da pintura e revestimentos

Muitas vezes o usuário defronta-se com aplicações em que o material está coberto com uma pintura, ou outro tipo de revestimento a base de epóxi. Já que a velocidade no revestimento é aproximadamente 2,5 vezes menor do que no aço, o modo pulso-eco induzirá um erro, se o revestimento ou pintura não for completamente removidos. Usando o modo eco-a-eco, o usuário poderá realizar, com sucesso, medições através tanto da pintura como do aço e eliminar totalmente a espessura da tinta ou revestimento.
Desta forma, o aço poderá ser medido sem que seja necessário remover antes o revestimento. Os usuários usarão com frequência os modos pulso-eco e eco-a-eco, em conjunto, quando realizarem medições em materiais revestidos.

As medições através do revestimento requerem transdutores altamente amortecidos. Os transdutores são de 3,5 – 5 e 7,5MHz e altamente amortecidos. Esses transdutores são adequados para uso tanto no modo pulso-eco como eco-a-eco. Isto permite ao usuário comodamente medir, com precisão, a espessura total de um material, usando o modo através da tinta e, então, mudar para o modo de detecção de cavidade, sem ter que substituir o transdutor.

Materiais finos

Use o modo pulso-eco e um transdutor de alta frequência para esse tipo de aplicação. Os transdutores mais comuns são os modelos de 7,5MHz e 10MHz, com resolução extra. As frequências mais altas proporcionam maior resolução, mas reduzem o alcance para medição de espessura total.

 pen tg delay tg

Alta Temperatura

HT tg

Selecione e use transdutores especiais de 2,25MHz e 5MHz, para alta temperatura, nesse tipo de aplicação. Tanto o modo pulso-eco como o eco-a-eco funciona nessas aplicações. Entretanto, o modo eco-a-eco eliminará o erro causado pela variação temperatura na linha de retardo do transdutor.

Material ruidoso

Materiais como titânio, aço inoxidável e alumínio possuem como característica a possibilidade de apresentar emissão de ruídos em sua superfície. Este é um sinal que aparece na superfície do material, quando se usa transdutor duplo-cristal com linha de retardo. Selecione um transdutor com frequência mais alta para reduzir esse ruído – 7,5MHz e maior para melhorar a resolução. Alternativamente, habilite o gate simples para bloquear este ruído.

Acesso restrito

 1-2 crystal tg 1-4 crystal tg 3-16 crystal tg

1/2”

1/4”

3/16”

Para medir materiais com muitas curvas ou acesso restrito, selecione e use transdutores com maiores freqüências e diâmetros menores. Os de menor diâmetro usam cristais de 3/16”, com área de contato de 0.250”.

Relação Tamanho de Cristais x Diâmetro de tubulação

Transdutor

Diâmetro mínimo da peça 

 3/16″

a partir de 40 mm Ø

 1/4″

a partir de 70 mm Ø

 1/2″

 a partir de 95 mm Ø

 Observações: Rugosidade da superfície, deformações, corrosão, carepas, curvas ao longo da linha e excentricidade da tubulação podem influenciar no bom acoplamento e nos valores referenciados na tabela. O tamanho do cristal também pode influenciar na penetração do sinal na peça.

Cabos

 LEMOMICRODOT_Duplo_ME LEMOMICRODOT_Duplo_ME_reforcado

Os transdutores podem cabo integrado (Potted) ou destacável, com conexões Lemo 00 ou Microdot.

 Potted Microdot

Os modelos de cabo destacável são mais caros, entretanto, caso este seja danificado, não se perde o transdutor.

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

3 respostas

  1. Bom dia
    Gostaria de ter mais informações sobre transdutores para materiais não metálicos, como madeira, polimeros, concreto, etc…

    1. Boa tarde, Henrique!

      Materiais como madeira, concreto, fibra de carbono, fibra de vidro e outros entram na classe nos compósitos. Por apresentarem alta atenuação, geralmente demandam transdutores de baixa frequência (menor que 2MHz) e, em alguns casos, inspeções por transparência, (Pitch & Catch) a fim de garantir a penetração total do sinal na parte inspecionada e uma boa amplitude de sinal.

      Tanto para compósitos quanto para polímeros, o material componente e a descontinuidade procurada afetam a escolha do transdutor. Por isso, é necessário estudar caso-a-caso.

  2. Estamos com dificuldades de encontrar Fornecedores de Transdutores e Sapatas para alta temperatura ( 160ºC)para atender a uma condição crítica em um vaso de pressão; Caso tenham alguma sugestão de fornecedor, agradeço se puderem me enviar.
    Um abraço;
    Cortez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *