Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

ESWedgeGap: Qual transdutor se adéqua melhor à curvatura da peça?

Produtos,Software

ESWedgeGap: Qual transdutor se adéqua melhor à curvatura da peça?

Software ajuda a determinar qual tamanho de transdutor/sapata mais se adéqua à uma superfície curva e se há necessidade ou não de conformação da face do mesmo.

“Qual é o menor diâmetro de tubo que consigo medir com este transdutor?”

 
Este é um dos questionamentos mais comuns quando se está cotando um transdutor para medição em tubulação. Seja para medição de espessura ou inspeção de solda, garantir uma conformação satisfatória entre as faces do material inspecionado e o transdutor é ideal para um acoplamento com transmissão ótima do pulso ultrassônico.
 

ESWedgeGap

eswedgegap_1
 
ESWedgeGap é um aplicativo simples, porém bastante útil, desenvolvido pela Eclipse Scientific (empresa de treinamento, consultoria e soluções de END, e parte do grupo Acuren). Com este aplicativo, é possível simular diferentes curvaturas de sapatas, faces de transdutores e partes curvas, como vasos, tanques e tubulações, a fim determinar qual melhor conformação possível.
 
Interface do software é bem simples e, mesmo inglês, sua utilizam é bem descomplicada:
 

Informações da Sapata (Wedge Info)

eswedgegap_2

Primeiro, determina-se a o padrão de conformação do transdutor ou da sapata: concavo, convexo ou plano. Em seguida, pode-se informar a largura do transdutor/sapata em relação à curvatura (Wedge Width), e o diâmetro da curvatura (para a opção plana ou flat, esta seleção será destivada).

 

Informações da Parte (Part Info)

eswedgegap_3
 
 
 
A caixa seletora desta aba determina a localização do transdutor: no diâmetro externo da peça (OD) ou no diâmetro interno (ID). A barra de rolagem determina o diâmetro de curvatura da peça.
 

Qual a tolerância de folga na bordas? (Gap)

eswedgegap_4
eswedgegap_5
 
Nos casos de faces sem conformação exata, o software ajuda a determinar qual folga pode ser administrável. Valores na cor vermelha indicam que a folga é tolerável para um acoplamento satisfatório, podendo causar atenuação do sinal, medidas incorretas e, até mesmo, perda de sinal.
 
Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *