bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Sonatest apresenta novo software do VEO com mais de 75 novos recursos

Comentários (0) Produtos, Software

Aproveitando as festividades de fim de ano, a Sonatest resolveu dar um presente aos seus clientes. A versão 3.5 do software do VEO traz mais de 75 novos recursos e unificando a interface, já utilizada no Prisma, nos modelos avançados. Tudo isso GRÁTIS!

Evolução Constante

Mantendo o compromisso de atualização de sua linha de produtos, a Sonatest ouviu a opinião de clientes e representantes, e adicionou mais de 75 recursos ao seu modelo mais avançado: o VEO; disponível nas versões 16:64 e 16:128.

Alguns destes recursos já estavam presentes no modelo avançado de entrada, o PRISMA. Abaixo, alguns destaques desta atualização:

1. Forma de Onda (A-Scan) de Referência

reference_waveform

Este menu agora pode sobrepor uma imagem A-Scan sobre uma varredura atual, para fins de comparação. Esta função já estava disponível nos equipamentos da Série D/D+, Sitescan e Masterscan.

2. Suporte a superfícies curvas (Modos Ultrassom Convencional e TOFD)

curved_part_1

A montagem de planos de inspeção agora suporta superfícies curvas, para os módulos de ultrassom convencional e TOFD. Pode-se configurar cálculos de pulos e determinar a ZTA (Zona Termicamente Afetada) da solda.

curved_part_2

curved_part_3

3. Polaridade dupla para Gate/Caixa

gate_polarity_1

Esta função é muito útil para quem trabalha com inspeção TOFD e ultrassom para compósitos, onde a discriminação da fase do sinal é essencial. Os gates podem ser ajustados para porção positiva, negativa ou em ambas as fases.
gate_polarity_2

4. Novos formatos de solda em “J” e “U”

j_u_weld

Novas geometrias de solda podem ser escolhidas diretamente na montagem de plano de inspeção nativa do aparelho, proporcionando um modelo de inspeção mais verossímil e dispensando o uso de aplicativos de terceiros, para estas situações.

5. Função “ZOOM”

Esta é uma das funções mais solicitadas pelos usuários. O botão de atalho para esta função já está disponível no equipamento, entretanto, o mesmo só ganhou utilidade agora.

zoom_1

zoom_2

zoom_3

Em situações onde o percurso sônico é muito extenso, a representação da vista setorial/linear em 100% dificulta a visualização de determinados defeitos. Apesar da caixa de extração permitir a ampliação para uma determinada região nas demais vistas (Topo, C-Scan e % de Amplitude), a setorial/linear não possuía, até então, esta prerrogativa.

6. Melhorias na Visualização 3D

3D_visualization_3

3D_visualization_4

A funcionalidade 3D do VEO (uma das pioneiras em equipamentos portáteis de phased array) foi otimizada para apresentar:

  • Atraso dos elementos de phased array (após configuração do atraso da sapata, ou wedge delay);
  • ZTA (Zona Termicamente Afetada);
  • Partes curvas (Ultrassom Convencional e TOFD);
  • Visualização do pico em tempo real.

3D_visualization_5

3D_visualization_1

Além de auxiliar os profissionais durante a inspeção e montagem do plano de inspeção e geração de relatórios, trata-se de uma excelente ferramenta didática para instrutores, durante o ensino da técnica de ultrassom.

7. Geração de C-Scan em “tiras” em tempo real

Este recurso é muito importante para usuários que desejam realizar mapeamento de corrosão e/ou inspeção em compósitos, utilizando scanners de varredura com steps (saltos) pré-definidos.

merged_c-scan

À medida que a superfície é inspecionada, as “tiras” de C-Scan são unidas lada-a-lado, formando um figura única. Ambas as vistas de profundidade (percurso) e porcentagem de amplitude podem ser visualizadas, simultaneamente, permitindo uma análise avançada em tempo real.

8. Arquivos de Exemplo e Passo-a-passo de Inspeção

new_inspection_wizard

A nova interface, já presente no PRISMA, torna ainda mais fácil a criação de um novo plano de inspeção, bem como o regaste de arquivos modelo recentemente criados ou relatórios recém gerados. Tal recurso representa um avanço para tornar cada vez menos traumática a transição do ultrassom convencional para o phased array.

Mesmo um plano de inspeção criado do zero torna-se fácil configuração, pois segue um passo-a-passo linear, o qual determina:

  • Detalhes sobre o material e parte a ser inspecionada e croqui da solda;
  • Escolha do transdutor;
  • Escolha da sapata (caso não seja integrada);
  • Ajuste de vista, percurso e elementos a serem ativados;
  • Ajuste de offset (deslocamento) em relação à solda (se for caso);
  • Indicadores a serem visualizados na tela (ex.: amplitude, percurso sônico, profundidade, etc.);
  • Calibração.

Ao final do passo-a-passo, o equipamento já está pronto para inspeção e as configurações podem ser salvas para que possam ser resgatadas a qualquer momento.

Software de Análise e Geração de Relatórios UTStudio

O software de relatórios UTStudio, fornecido gratuitamente com os equipamentos VEO e PRISMA, possui uma nova função de comentários, onde pode-se selecionar uma região de interesse nas vistas de topo ou C-Scan e registrar observações, tais como posição, características da descontinuidade, ganho, extensão, etc. Estas informações são salvas no arquivos original de inspeção e podem ser anexadas ao relatório gerado pelo programa.

UTStudio_annotation_tool

Confira as demais novidades nos arquivos abaixo ou entre em contato com a BC END, através de nosso formulário para tirar dúvidas ou solicitar orçamento.

Os clientes também podem baixar os arquivos e demais instruções para instalação da atualização neste link.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *