bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Vasos de Pressão: Segurança, manutenção e inspeção

Comentários (3) Mercado, Notícias

Inspeção NR-13: Segurança da operação do equipamento


Em primeiro lugar, deve-se seguir o manual de instruções do vaso de pressão. Nele o operador deve encontrar:

  • procedimento de partidas e paradas,
  • procedimentos e parâmetros operacionais e rotina,
  • como agir em situações de emergência
  • procedimentos gerais de segurança, saúde e preservação do meio ambiente.

A NR-13 ainda normatiza que os aparelhos de controle da máquina devem estar em boas condições de uso, sempre calibrados e inspecionados.

Os operadores de vasos de pressão devem ser habilitados para cumprir tal tarefa. Para isso, ele deve ter no mínimo o primeiro grau completo e passar por um treinamento de segurança na operação de unidades de processo.

Além de proporcionar o treinamento para o operador, a fábrica deve sempre mantê-lo atualizado sobre as condições do equipamento, cursos e palestras sobre as novidades que envolvem o tema.

VASOS DE PRESSÃO: SEGURANÇA, MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO



Manutenção e inspeção em vasos de pressão

Toda a manutenção dos vasos de pressão deve ser feita de acordo com o código de projeto. Quando necessário fazer algum reparo no equipamento, os funcionários que trabalham com a máquina ou ao redor dela devem ser informados. Os materiais utilizados no processo devem ser os pré-determinados pelo projeto. Se envolver soldagem, o equipamento deve passar por testes hidrostáticos.

Inspeção Inicial em vasos de pressão

Para garantir o bom funcionamento do equipamento e a segurança, os vasos de pressão devem passar por algumas inspeções de segurança; a primeira é a inspeção inicial.

O procedimento é feito em um equipamento novo dentro da fábrica onde ele irá operar. Depois de instalado e já trabalhando, o equipamento deve passar por inspeções periódicas. A NR-13 possui duas tabelas de periodicidade para essas inspeção. A diferença entre as duas é quando a fábrica possui ou não serviço próprio de inspeção de equipamentos.

Avaliações Subsequentes nos vasos de pressão

No primeiro caso, quando a empresa não possui equipe própria de inspeção nos vasos de pressão, o exame externo varia de periodicidade. Entre 1 a 5 anos, de acordo com a categoria do vaso de pressão. O exame interno deve ser feito entre 3 e 10 anos. Já para o teste hidrostático a periodicidade fica entre 6 e 20 anos.
A fábrica que tem serviço interno de inspeção, o exame externo deve ser feito de 3 a 7 anos. O exame interno deve ser feito uma variável de 6 a 12 anos e na categoria de vaso “V”. O período fica a critério da empresa.

Os testes hidrostáticos para quem tem programa de inspeção interno devem ser feitos entre períodos de 12 a 16 anos. A partir da categoria III, os testes ficam a critério da fábrica.

Milton Mentz, diretor da Abendi, ressalta a importância de seguir de maneira assídua todas essas normas. “Quem não cumpre corre riscos de toda ordem. As normas de segurança visam garantir que estes equipamentos operem de forma segura. Portanto, o primeiro risco decorrente da não aplicação correta das mesmas é o de acidentes com danos pessoais.Além dos danos pessoais, há também os prejuízos materiais com a parada dos equipamentos, por conta de acidentes, vazamentos, explosões, entupimentos e etc”, explica. “E mesmo que não ocorram acidentes num primeiro momento, há ainda o risco de penalizações por conta de fiscalizações que constatem o não cumprimento das normas de segurança aplicáveis.”

 

3 Responses to Vasos de Pressão: Segurança, manutenção e inspeção

  1. marcos santos disse:

    bom dia, gostaria de entrar nessa área mais não sou qualificado só tenho o curso de estanqueidade.

    • Wallison Aliaga disse:

      Boa tarde Marcos,

      os melhores cursos para entrar nessa área são os da norma API 653, NR-13 além dos ENDs básicos: Ultrassom, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas e Inspeção Visual.

      Atenciosamente,
      BC END.

  2. Geisiane disse:

    Bom dia;

    Preciso de orçamento para inspeçao em vasos de pressão.

    Aguardo retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *