bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Datalogger: Armazenamento de Dados de Inspeção

Comentários (0) Aplicações, Notas

O recurso Datalogger (Armazenamento de Dados de Inspeção) é muito útil para coleta de grande volume de dados, mas não está disponível nas versões mais básicas dos equipamentos de medição e, por isso, seus benefícios são desconhecidos para a maior parte do público.

Por que coletar dados?

 
A coleta de dados é um procedimento comum em várias situações e a necessidade de registro dos mesmos surge quando o usuário necessita ter uma visão geral de um determinado cenário, compilando este valores em gráficos e planilhas e analisando estatisticamente os mesmos.

O que é Datalogger?

Datalogger – também conhecido como armazenador de dados – é uma ferramenta que registra automaticamente os dados coletados por um determinado dispositivo. Nos ENDs, este recurso é comum em técnicas que utilizam equipamentos microprocessados, como o ultrassom, as correntes parasitas, a emissão acústica, o MFL, etc.
A frequência de aquisição deste dados pode ser definida pelo usuário e dependerá do volume de dados que se deseja adquirir e a velocidade de varredura. Geralmente, uma coleta maior de dados resultará em uma inspeção mais lenta, porém mais detalhada.

Aplicações 

Medição de Espessura

 
A medição de espessura é o método mais comum de utilização do datalogger, nos ENDs. Em condições mais básicas, o operador deveria medir a região de interesse e registrar o valor encontrado em uma folha de papel para posterior transcrição em uma planilha eletrônica.
Datalogger: Armazenamento de Dados de Inspeção
Com o datalogger, o registro é feito diretamente no equipamento, em uma sequência pré-definida pelo próprio usuário. Ao final da inspeção as medições são transferidas diretamente para o PC, proporcionando os seguintes benefícios:
  • Maior velocidade de inspeção;
  • Menor tempo de registro de dados;
  • Redução de erros no registro das medições;
  • Eliminação na transcrição das medidas para o computador;
  • Geração de relatórios mais rápida;
  • Em alguns casos, a presença de um auxiliar – para registrar as medidas – torna-se facultativa.

Datalogger: Armazenamento de Dados de Inspeção

Mapeamento B-Scan e C-Scan

O B-Scan e o C-Scan nada mais são que projeções dos valores coletados pelo equipamento: em eixo no B-Scan e um dois, no C-Scan.
 Datalogger: Armazenamento de Dados de Inspeção
Datalogger: Armazenamento de Dados de Inspeção
Assim, os valores coletados são convertidos em uma escala de cores, o que permite uma visualização facilitada do aspecto geral da região inspecionada.

Formato dos Dados

Datalogger: Armazenamento de Dados de Inspeção

 Os dados são geralmente salvos em CSV: um formato comum para base dados, que gerencia valores como, contatos de agenda, listas de e-mails, listas de telefones e outros conjuntos de dados.
Pode ser manuseado por diversas plataformas, sendo a mais comum delas o Excel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *