bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

O que é efeito Piezoelétrico?

Comentários (0) Aplicações, Notas

Para introduzirmos os tipos de transdutores existentes, precisaremos primeiro saber qual o princípio de funcionamento destes, iniciaremos o post com o Efeito Piezoelétrico que é primordial para geração das ondas ultrassônicas dentro dos cabeçotes.

O que é efeito Piezoelétrico?

O efeito piezoelétrico é fundamental para o desenvolvimento das ondas ultrassônicas e consiste na capacidade de alguns cristais gerarem corrente elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O contrário também ocorre, quando é aplicada ao cristal uma pressão mecânica ele a transforma em corrente elétrica.

Fonte: www.fetalmed.net

As ondas ultrassônicas são geradas por transdutores ultrassônicos, também chamados simplesmente de transdutores. De um modo geral, um transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. Os transdutores ultrassônicos convertem energia elétrica em energia mecânica e vice-versa. Esses transdutores são feitos de materiais piezoelétricos.

O cristal, para ser usado como transdutor, deve ser cortado de forma que um campo elétrico alternado, quando nele aplicado, produza variações em sua espessura. Dessa variação resulta um movimento nas faces do cristal, originando as ondas sonoras. Cada transdutor possui uma freqüência de ressonância natural, tal que quanto menor a espessura do cristal, maior será a sua freqüência de vibração.

O mesmo transdutor que emite o sinal ultrassônico pode funcionar como detector. Isto porque os ecos que voltam a ele produzem vibração no cristal, fazendo variar suas dimensões físicas.

Por sua vez, estas acarretam o aparecimento de um campo elétrico. Esse campo gera sinais que podem ser amplificados e mostrados em um osciloscópio ou registrador.

Fonte: www.fetalmed.net – Apostila Cetrend

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale pelo WhatsApp
Send via WhatsApp