Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

MFL

O ensaio eletromagnético de MFL (Magnetic Flux Leakage – Vazamento do Fluxo Magnético) é um ensaio não destrutivo usado para detectar perda de espessura por corrosão em materiais ferromagnéticos como tanques de armazenamento.

O MFL utiliza um ímã de alta potência para magnetizar o material condutor (geralmente aço). O fluxo magnético que passa na chapa é lido por sensores que ficam na parte inferior do equipamento. Havendo corrosão, o fluxo magnético “vaza” para fora da chapa. Então, os sensores de MFL detectam este “vazamento de fluxo” e o converte em pulsos elétricos que são processados e medidos pelo software.

O uso do MFL pode gerar os seguintes benefícios:

  • Pode ser usado em todos os materiais ferromagnéticos;
  • Boa sensibilidade ao pitting;
  • Inspeção de alta velocidade.
Equipamentos Relacionados

Confira os nosso produtos

Em nosso blog

Assunto do Blog Relacionados

Quer saber mais sobre os aparelhos END? Acompanhe as notícias em nosso blog que vamos compartilhar contigo tudo o que sabemos sobre ensaios não destrutíveis. 

Ensaio de MFL (Magnetic Flux Leakage): considerações básicas

Ensaio de MFL (Magnetic Flux Leakage): considerações básicas

Ensaio de MFL: O equipamento de MFL possui um imã permanente que, quando passa sobre a chapa, induz um campo magnético para dentro dela, o qual preenche ou “satura” toda a sua espessura. Ouça na íntegra a matéria: Ensaio de MFL (Magnetic Flux Leakage): considerações básicas O fluxo magnético que passa na chapa é lido por […]