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O que é corrosão e erosão em dutos?

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O que é corrosão e erosão em dutos?

Os dutos são ativos de infraestrutura críticos. Consequentemente, a corrosão representa riscos significativos para sua integridade. Nesse contexto, o ensaio por ultrassom, particularmente o ensaio ultrassônico com Phased Array, é fundamental para o mapeamento da corrosão.”

Neste artigo, nosso objetivo é informar sobre o mapeamento de corrosão em dutos usando o ensaio por ultrassom, que é um método não destrutivo que penetra no material da tubulação com ondas sonoras de alta frequência, revelando condições internas.

O ultrassom convencional, que utiliza cabeçotes de elemento único para detectar corrosão, enfrenta limitações devido aos planos de varredura manual. Essas limitações restringem a visão abrangente da corrosão detectada, comprometendo a eficácia da inspeção. Já o ultrassom Phased Array supera essas limitações. Estratégias de inspeção eficientes e interpretação precisa dos dados continuam sendo desafios no mapeamento de corrosão em dutos. Planos de varredura ultrassônica inteligentes integram tecnologia avançada de instrumentos e sondas e otimizam rotas e parâmetros de inspeção em tempo real. O ultrassom convencional e o Phased Array, com a tecnologia Sonatest, oferecem soluções confiáveis de inspeção de dutos. Planos de varredura inteligentes impulsionam a inovação, garantindo a segurança e a longevidade da infraestrutura crítica.

Fig. 1 – Exemplo de Duto

Integridade de Dutos usando Métodos Ultrassônicos

Métodos Padrão Atuais de Mapeamento de Corrosão:

Os métodos padrão de mapeamento de corrosão frequentemente envolvem medições de espessura ultrassônica com layouts em grade, tipicamente conduzidas usando equipamentos como o Sonatest Wave. Essa abordagem implica inspecionar sistematicamente a superfície do duto com um cabeçote de ultrassom para medir a espessura da parede do tubo em vários pontos. Depois as medições são plotadas em uma grade para criar um mapa dos níveis de corrosão ao longo do duto.

As inspeções ultrassônicas requeiram uma tubulação externa limpa e sem isolamento, é importante notar que o revestimento externo é permitido. Os revestimentos internos adicionais e revestimentos de borracha podem ser especialmente desafiadores. 

Fig. 2 – Layout da Grade de Inspeção no Duto

A funcionalidade T-Log no Sonatest Wave é um avanço notável no mapeamento de espessura por ultrassom. Ela permite que os inspetores configurem e criem grades e limites personalizados de forma fácil, simplificando o processo de coleta de dados. Os inspetores podem adicionar medições às grades de maneira suave e simples, gerando automaticamente grades codificadas por cores que podem ser exportadas para formatos Excel ou relatórios. O T-Log fornece estatísticas de inspeção, como espessura mínima, máxima e média, melhorando a interpretação e a capacidade de relatório dos dados.

Fig. 3 – Layout da Grade T-Log no Wave

Desafios e Desvantagens do Mapeamento de Espessura por Ultrassom:

  • Horas de Trabalho Extensas: O processo de escanear manualmente toda a superfície do duto, ponto a ponto da grade, pode ser trabalhoso e demorado, exigindo uma quantidade significativa de mão de obra.
  • Problemas de Registro de Dados: Registrar e gerenciar a grande quantidade de dados coletados durante o processo de inspeção pode ser complicado e propenso a erros, especialmente com a entrada manual de dados.
  • Baixa Área de Cobertura: Os layouts de grade podem não cobrir toda a superfície do duto de maneira eficiente, levando a possíveis lacunas na cobertura da inspeção e à negligência de áreas críticas.

Introdução ao Phased Array:

O Ensaio Ultrassônico Phased Array oferece uma alternativa revolucionária aos métodos tradicionais de mapeamento de espessura por ultrassom. Com o Phased Array, múltiplos elementos ultrassônicos dentro da sonda podem ser controlados eletronicamente para varrer grupos de elementos menores em um plano amplo, adquirindo várias medições em uma grande área. Essa capacidade aumenta simultaneamente a área de cobertura e a resolução, melhorando a precisão e a eficiência da inspeção. O Phased Array, frequentemente usado com equipamentos avançados como o Veo3, traz várias vantagens sobre os métodos padrão de mapeamento de espessura por ultrassom.

Vantagens do Phased Array:

  • Aumento da Área de Cobertura: O Phased Array, pode cobrir áreas maiores do duto em uma única varredura, reduzindo o tempo de inspeção e melhorando a eficiência.
  • Tempos de Inspeção Mais Rápidos: O controle dinâmico dos feixes de som no Phased Array, permite velocidades de inspeção mais rápidas em comparação com os métodos de escaneamento manual, resultando em tempos de resposta mais rápidos para as inspeções.
  • Maior Sensibilidade e Resolução: O Phased Array, oferece sensibilidade e resolução superiores, tornando-o capaz de detectar defeitos menores, como corrosão por pites, com maior precisão.
  • Melhor Irrigação e Integração com Crawlers: Existem sondas PA interessantes com portas de água integradas, facilitando a implantação de um sistema de bombeamento que permite uma qualidade de acoplamento mais eficiente. Existem também muitos fornecedores de scanners específicos para sondas PA, que permitem uma melhor experiência de escaneamento e linhas retas para uma melhor representação do C-scan.
Fig. 4 – Mapa de corrosão usando Ultrassom Phased Array

Adicionando a Conveniência da WheelProbe:    

O WheelProbe (WP2), projetado para uso com o Veo3, oferece uma solução perfeita para a inspeção de dutos. Esta sonda inovadora pode rolar suavemente ao redor da superfície do tubo, usando uma pequena quantidade de água como agente de acoplamento. O design ergonômico da WP2 reduz a fadiga do inspetor e acelera a velocidade de inspeção, tornando o trabalho do inspetor mais eficiente, mantendo a alta qualidade da inspeção.

Fig. 5 – Mapeamento de corrosão da tubulação WP2

TFM para Perfilagem Precisa de Corrosão:

A capacidade do Veo3 de utilizar o Método de Focalização Total (TFM) garante uma perfilagem precisa da corrosão. O TFM melhora a detecção e caracterização de defeitos ao fornecer imagens de alta resolução com focalização precisa, permitindo que os inspetores identifiquem e avaliem a corrosão com maior precisão. Na Figura 6, é possível ver como a imagem TFM corresponde de perto ao perfil real da corrosão. A varredura linear de Phased Array mede com precisão a espessura em grandes áreas, o TFM oferece imagens de alta resolução da corrosão.

Fig. 6 – Perfil de Corrosão TFM (as linhas amarelas representam o perfil real da corrosão adquirido via scanner 3D)

Conclusão:

A incorporação de recursos como o T-Log no Sonatest Wave e a utilização de ferramentas como o WP2 com o Veo3 aumentam significativamente a eficiência e a precisão do mapeamento de corrosão em tubulações. A aplicação de técnicas avançadas, como o TFM, aprimora as capacidades de inspeção, permitindo que os inspetores detectem e avaliem a corrosão com maior eficácia.Ao aproveitar essas inovações, as indústrias podem garantir a integridade e a confiabilidade da infraestrutura crítica, otimizando os planos de inspeção.

Fonte: Blog Sonatest

Traduçao livre por BC END – Equipamentos para Ensaios Não Destrutivos

Revisado por Rafael Ricotta

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