Diversos fatores no ambiente industrial fazem que os ativos passarem por um processo natural de corrosão, que pode ser definida como a deterioração de materiais metálicos ou não, devido a processos químicos ou eletroquímicos do meio ambiente, aliada ou não à esforços mecânicos. Fatores como a temperatura e pressão e pode levar ao aumento do processo corrosivo e como consequência a descontinuidade do ativo ou provocar acidentes, portanto é de extrema importância que as industriais realizarem o mapeamento de corrosão.
A técnica de mapeamento de corrosão faz parte do método de inspeção por ultrassom convencional ou pha sed array, que verifica a presença de corrosão na estrutura interna do item inspecionado. Geralmente os itens inspecionados são dutos, tubulações e tanques de armazenamento dentre outros.
A utilização de equipamentos e acessórios avançados e com a alta eficiência na obtenção dos dados, a técnica de mapeamento de corrosão pode apresentar um alto índice de produtividade, levando em consideração que pode ser realizado sem a necessidade de isolamento da área ou interrupção das atividades do local.
O Scanner manual modelo WheelProbe 2, da fabricante Sonatest, apresenta uma matriz cativa em uma roda de borracha adaptável, tornando-o uma solução de mapeamento de corrosão perfeita para grandes superfícies, tanto para aço, quanto para compósitos.
O scanner é preenchido internamente com água, tornando-se um transdutor de Phased Array por imersão portátil, melhorando significativamente a precisão dos dados gerais de inspeção. Além disso, possui encoder fixo diretamente no corpo do scanner, diminuindo erros de gravação e desacoplamento do acessório, se fosse separado, à medida que a roda avança. Este sistema, combinado com os recursos de gravação do equipamento de Phased Array, modelo Veo3, acelera a produtividade da inspeção.
Os resultados podem então ser revisados com o software de análise UTstudio+ que acompanha o equipamento de Phased Array na compra, ou com o software específico para mapeamento de corrosão UTmap, para detecção automática de defeitos mais avançada, que é vendido separadamente.
Dados técnicos:
O WP2 como é conhecido, possui um transdutor de Phased Array interno de 5MHz e 64 elementos.
Existem dois pacotes que podem ser adquiridos através da BC END:
Pacote 1 (Básico):
Alça Horizontal;
Rolo Perfilado Traseiro;
Equipamento para Enchimento (Adaptador para Encher a Borracha);
Ferramentas Específicas e Manual de Manutenção;
Case de Transporte Resistente.
Pacote 2 (Avançado) – Contempla tudo do Pacote 1, adicionando:
2 Rolos Frontais;
Controle Remoto;
Montagem do Rolo Frontal;
Laser Guia Frontal;
Comunicação com Smartphones.
O método de inspeção por ultrassom phased array tem sido amplamente utilizado para o mapeamento de corrosão em tubulações, tanques, vasos e outros ativos críticos. Utilizando acessórios avançados como o Wheelprobe2, podem cobrir uma superfície maior em velocidades mais altas, levando a uma redução significativa de tempo e resolução aprimorada. Sendo assim, considerando os riscos envolvidos, é importante que as indústrias conheçam os danos relacionados a corrosão, o mais cedo possível, auxiliando no planejamento da manutenção operacional.