A condutividade elétrica é a medida da capacidade de um material de conduzir uma corrente elétrica. Este é o inverso da resistividade elétrica, medindo a capacidade de um material resistir a uma corrente elétrica.
A condutividade no metal é estabelecida pela Lei de Ohm, que afirma que a corrente através de um condutor, entre dois pontos, é diretamente proporcional à diferença de potencial entre os dois pontos. A resistência do material, que é uma constante para esse material, permite que a equação matemática usual para esta relação seja verdadeira.
A condutividade é amplamente utilizada para indicar o tipo de material e determinar o estado do tratamento térmico. Para fornecer leituras precisas, o SigmaCheck2 da ETher NDE utiliza um método de referência de três pontos. A primeira medição com a sonda no ar e depois duas medições adicionais são necessárias, abrangendo a faixa de interesse.
O SigmaCheck2 é fornecido com uma peça de referência destacável com dois padrões que abrangem toda a gama de metais comumente usados. Ele é ideal para medição de condutividade em qualquer campo de fabricação e manutenção de aeronaves, entre muitas aplicações, onde medições de condutividade são usadas para verificar a liga/têmpera adequada ou detectar componentes danificados pelo calor.
Além da detecção de materiais forjados ou revestidos, os medidores de correntes parasitas por condutividade também são ideais para os seguintes cenários de teste:
- Verificação e classificação de materiais
- Verificação de Tratamento Térmico
- Investigação de danos por calor ou fogo
- Inspeção de danos causados por raios
- Pureza/composição do material
- Avaliação do envelhecimento do material
- Medição do teor de fósforo de ligas CU
- Avaliação da condição de peças altamente tensionadas, monitoramento do processo de deposição de materiais não ferrosos em substratos não ferroso
A medição da condutividade por correntes parasitas é importante para verificar a qualidade do material em diversas aplicações industriais.