As inspeções de furos pelo método de correntes parasitas são realizadas rotineiramente na indústria aeronáutica e, atualmente, o método também está sendo cada vez mais usado na indústria de geração de energia para a inspeção de furos de parafusos em turbinas eólicas.
A inspeção dessas superfícies internas em alta velocidade é um ramo de aplicação crescente. Nessas inspeções, um scanner de furos rotativo portátil, normalmente chamado de driver, é uma excelente ferramenta. No entanto, muitas aplicações exigem varredura manual usando sondas projetadas para este tipo de uso.A inspeção manual dos furos dos parafusos é realizada ao longo de toda a profundidade do furo. O ensaio geralmente é iniciado com o núcleo da sonda posicionado imediatamente dentro da borda superior ou inferior do furo, de modo que a borda externa do núcleo fique nivelada com a superfície da peça. A posição do núcleo da sonda é ajustada ao nível especificado abaixo do colar da sonda e inserida no furo até que o colar encoste na superfície da peça. Se o teste for realizado para trincas de fadiga paralelas ao comprimento do furo, o técnico observará no display qualquer deflexão rápida. Ocasionalmente, a corrosão sob tensão intergranular (IGC) ocorre ao longo de um plano aproximadamente paralelo à superfície da peça. As indicações deste tipo de corrosão parecem semelhantes às de furos de formato elíptico ou de uma mudança lenta em condutividade.É claro que há variação da técnica em virtude da peculiaridade de cada requisito de inspeção, porém é importante falarmos cada vez com mais detalhes de como a técnica pode atender de forma muito robusta a uma variedade grande de projetos e plantas industriais.
Escrito por: Lidiane Oliveira
Revisado por: Ramiro Neto (NDT)
