Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Como o plano de varredura interativo pode otimizar a inspeção por AWS

Aplicações,END

Como o plano de varredura interativo pode otimizar a inspeção por AWS

AWS é a abreviação para “American Welding Society” ou ‘Sociedade Americana de Soldagem’ em tradução literal. A associação fui fundada em 1919 com a missão de trabalhar para o avanço da ciência, tecnologia e aplicação de soldagem e processos de união e corte, incluindo brasagem, soldagem e pulverização térmica. A AWS publica códigos sobre vários aspectos da soldagem e junção de materiais, com diferentes metodologias de soldagem e métodos de inspeção.

Os códigos da American Welding Society (AWS) são usados para cobrir os requisitos de soldagem para qualquer tipo de estrutura soldada feita de carbono comumente usados e aços de construção de baixa liga. O tipo de material soldado, o processo de soldagem e a indústria influenciam diretamente nos critérios de inspeção.

 O equipamento do fabricante Sonatest, modelo WAVE, possui um plano de varredura interativo que pode otimizar significativamente a visualização das juntas soldadas, uma vez que o sinal A-Scan é exibido ao longo do percurso sônico, permitindo uma identificação abrangente de possíveis locais de defeitos.

O plano de varredura pode reproduzir geometrias complexas, como peças curvas e juntas em T. Combinado com um Raytracer em tempo real, esse recurso exclusivo facilita a distinção entre uma falha real e uma indicação geométrica. Evitando assim reparos desnecessários.

O WAVE possui um software próprio para gerenciamento de curvas, imagens calibrações e até criação de aplicativos, chamado WAVE Companion, uma ferramenta fantástica, onde é possível criar um Wave App dedicado somente as inspeções em conformidade com as diretrizes da AWS e outros requisitos de inspeção.

Depois de criadas, as novas configurações do aplicativo são transferidas e instaladas na unidade via rede cabeada (USB-C/ethernet) ou sem fio. O aplicativo padrão permite acesso a todas as funcionalidades e recursos onde o usuário pode modificar todas as configurações.

O kit de inspeção padrão para AWS que é oferecido pela BC END inclui:

  • Transdutor Normal – Ø1” e 2.25MHz;
  • Transdutor Normal – Ø3/4” e 2.25MHz;
  • Transdutor Angular – Onda Transversal – 3/8” x 3/8” e 2.25MHz;
  • Transdutor Angular – Onda Transversal – 3/8” x ¾” e 2,25MHz;
  • Sapata de 45° – 0,625”;
  • Sapata de 60° – 0,625”;
  • Sapata de 70° – 0,625”;
  • Cabos BNC X BNC;
  • Bloco AWS-DSC.

O equipamento WAVE foi desenvolvido para facilitar o diagnóstico na peça inspecionada, com a utilização do plano de varredura interativo integrado e com recurso de rastreamento de raios e as ferramentas de simulação, podem otimizar e aumentar a confiabilidade das inspeções.

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *