A calibração eletrônica de medidores de espessura é importante para garantir que as medições realizadas pelo equipamento sejam precisas e confiáveis. O procedimento de calibração eletrônica vai muito além de uma comparação de leituras com blocos padrões ou amostras com valores conhecidos. Na prática são realizadas comparações eletrônicas, que são comparações entre valores elétricos informados pelo equipamento e medidos por equipamentos padrões calibrados com rastreabilidade INMETRO.
A EN 15317 (Non-destructive testing – Ultrasonic testing – Characterization and verification of ultrasonic thickness measuring equipment), é uma norma europeia que estabelece os requisitos e critérios para a calibração de medidores de espessura por ultrassom. Esta norma estabelece os requisitos e procedimentos para a verificação da precisão e exatidão dos medidores de espessura, incluindo as fontes de incertezas associadas.
Sendo mais específico, a calibração do equipamento como é popularmente chamada, é a calibração chamada “calibração direta”, onde envolve a medição da espessura de uma série de amostras de espessura conhecida, geralmente utilizado blocos de referência. Já a calibração eletrônica, em comparação com um equipamento padrão calibrado, informara se aquelas medidas que são realizadas pelo inspetor estão corretas ou não, desde os ajustes, quanto as medições finais.
A norma especifica os procedimentos para a calibração direta e de comparação eletrônica, incluindo a seleção dos padrões, a preparação das amostras, a avaliação da incerteza da calibração e a documentação dos resultados. Além disso, a EN 15317 também define os requisitos de competência para os laboratórios de calibração.