Calibração
- Home
- Calibração de Aparelhos de Inspeção END
Laboratório Próprio
Os serviços de calibração da BC END abrangem os diversos tipos de aparelhos de ultrassom, desde medidores de espessura, detectores de falhas (convencionais e avançados), solda ponto, IRIS, Phased Array, ToFD, Sistemas Multicanais até Sistemas para Inspeção de Trilhos, além de equipamentos de correntes parasitas, MFL, máquinas estacionárias de partículas magnéticas, bem como, os blocos padrão e de referência.
Os procedimentos de calibração de aparelhos de inspeções END do nosso laboratório, seguem requisitos estabelecidos em normas e padrões nacionais e internacionais.
Quais os tipos de aparelhos de END que calibramos?
- Medidores de Espessura por Ultrassom
- Equipamento de Ultrassom Convencional
- Equipamento de Ultrassom Phased Array
- Equipamento de Ultrassom ToFD
- Equipamento de Correntes Parasitas
- Sistemas para Trilhos
- Sistemas Muticanais
- Blocos Padrão V1 e V2
- Blocos de Referência
Prestamos serviços de calibração em equipamentos de inspeção END dos seguintes fabricantes:
- BAUGH & WEEDON
- DAKOTA NDT
- Danatronics
- Demeq
- Doppler
- ETHER NDE
- EDDYFI
- Forster
- Ge
- Hocking
- IRIS INSPECTION
- Induflux
- Instrutherm
- Magnaflux
- Minipa
- Mitech
- Olympus
- Panametrics
- SCANTECH NDT
- SILVERWING
- Serv-End
- WAYGATE TECHNOLOGIES
- Krautkramer
- TALCYON
- Siui
- SONATEST
- Tecnomedição
- MAXWELL NDT
- EVIDENT
- ZETEC
- Dentre outros
Laboratório Móvel de calibração de aparelhos de END
Nós levamos os nossos padrões até você
Além do Laboratório Fixo, a BC END dispõe do Laboratório Móvel para prestar os serviços de calibração de aparelhos de medição nas dependências das empresas sem a necessidade do envio do(s) equipamento(s) ao laboratório externo. Mobilizamos o Laboratório e equipe técnica até o local da calibração para realizar as calibrações.
Principais vantagens:
- Agilidade na calibração dos equipamentos;
- Agendamento programado e de acordo com a necessidade do Cliente;
- O Cliente não precisa separar e empacotar os equipamentos para transporte;
- Não requer emissão de nota fiscal para transporte;
- O Certificado de Calibração é emitido logo após a calibração e enviado ao cliente por e-mail;
- Evita-se o transtorno na área de produção pela retirada dos equipamentos para a calibração evitando-se custos extras com a locação temporária de equipamentos;
- Risco zero de extravio de equipamentos.
Entre em contato com o nosso Laboratório de Calibração
Tire suas dúvidas sobre a Calibração de Equipamentos
Se o seu aparelho realiza medições que interferem na qualidade do produto final, você deve calibrá-lo periodicamente. O objetivo desta operação é dar confiabilidade aos resultados das medições garantindo que o produto inspecionado ficou dentro dos requisitos de qualidade especificados. Mantendo seu equipamento sempre calibrado você aumenta a confiabilidade dos processos, aumenta a segurança e diminui custos operacionais e de manutenção.
Não há regra definida para esta condição. Normalmente, nos instrumentos mais comumente usados, varia de 3 meses a 01 ano, podendo serem ajustados estes prazos em função da severidade e frequência de uso, condições de armazenamento e transporte, histórico de manutenção, desgaste, especificações do fabricante, dentre outros fatores. Em função disso, verifique sempre o seu aparelho no próprio local de trabalho. Percebendo qualquer desvio significativo, leve-o ao laboratório para uma checagem.
Esta calibração é utilizada em equipamentos eletrônicos como por exemplo, os detectores de falha por ultrassom e por correntes parasitas (Eddy Current). A calibração tem por objetivo, verificar se os diversos indicadores eletrônicos dos equipamentos estão atuando dentro dos limites desejados. Os critérios de aceitação e tolerâncias para as calibrações de equipamentos de END são normativos.
Muita confusão se faz entre "calibração" e "ajustes". Os ajustes são operações que os técnicos realizam antes do início de uma inspeção, ajustando, por exemplo, frequência, ganho, velocidade, dentre outros parâmetros. Na calibração verificamos, em laboratório, se eletronicamente o seu aparelho opera dentro de limites aceitáveis. Portanto, por melhor que sejam os ajustes que o técnico faz antes do início de uma inspeção, se o equipamento não opera dentro de limites aceitáveis, todo o trabalho estará comprometido. Os resultados das suas inspeções não terão a confiabilidade que se espera e todo o trabalho que você fez terá que ser refeito.
Por mais insignificante que seja o componente que sofreu manutenção, ele sempre carregará em si um potencial de interferir nas medições realizadas pelo aparelho. A única forma de comprovarmos que não houve tal interferência após a manutenção é realizando uma boa calibração em laboratório. Apenas desta forma teremos a certeza de que o aparelho está no status de "confiável" e seus resultados não interferirão na qualidade do produto final. Portanto, mesmo que seu certificado de calibração esteja em dia, não deixe de calibrá-lo após uma manutenção.
Sempre que você for executar atividades de monitoramento ou medição para verificar a conformidade de serviços ou produtos com requisitos previamente estabelecidos e disso depender a geração de resultados válidos e confiáveis, o seu aparelho é passível de calibração. Em outras palavras, se a medição tiver qualquer tipo de interferência na qualidade do produto final, você deverá calibrar o seu aparelho. É muito importante ressaltar que, apenas a calibração do aparelho, não é suficiente. Ao receber o "Certificado de Calibração", você deverá analisar os dados ali constantes para se certificar de que seu aparelho não apresenta desvios fora dos limites aceitáveis e está apto a executar medições em níveis confiáveis.