A Petrobrás destacou na última OTC as suas novas tecnologias em aplicação submarina. Os funcionários da empresa indicados para fazerem as apresentações, liderados pelo coordenador do Procap – Visão Futuro (Programa de desenvolvimento tecnológico em águas profundas da Petrobras), Marcos Morais, falaram de diversos sistemas subsea inovadores, em teste.
Um dos exemplos apresentados na conferência foi o separador submarino, desenvolvido pela FMC Technologies em parceria com a Petrobrás. Este está atualmente sendo testado pela estatal no campo de Marlim, na Bacia de Campos. De acordo com os técnicos da Petrobrás, as principais vantagens dos sistemas submarinos são a antecipação da produção, o aumento no fator de recuperação e o aumento da capacidade de processamento das plataformas. Em relação ao separador submarino, foi explicado que a água extraída junto com o petróleo é reinjetada no reservatório ainda no fundo do mar. O que melhora a eficiência produtiva na plataforma.
Para o engenheiro de equipamentos submarinos do Cenpes, Fábio Alves Albuquerque, um dos focos da empresa é o desenvolvimento e a disponibilização dessas tecnologias para aplicação. “Para esse objetivo, a principal meta da Petrobrás é trabalhar junto com os fornecedores e outros operadores”, afirmou.