Os equipamentos de inspeção por correntes parasitas são cruciais para garantir a integridade estrutural e a segurança das aeronaves. devido à sua alta sensibilidade a trincas e danos por corrosivos à fuselagem e estruturas das asas têm sido um dos fatores de acidentes aéreos em todo o mundo. Para minimizar quebras de aeronaves devido à fratura de componentes críticos, inspeções não destrutivas, baseadas em diferentes fenômenos físicos foram implementadas como uma parte importante dos programas de manutenção de aeronaves.
Desde a década de 1950, o método de inspeção por correntes parasitas tem sido amplamente aplicado para avaliação de estruturas de aeronaves com o objetivo de detectar defeitos perigosos de diferentes tipos, como rachaduras. No início o método de correntes parasitas foi aplicado preferencialmente para detecção de defeitos de superfície devido às altas frequências operacionais usadas nos primeiros detectores de falhas. Posteriormente, baixas frequências operacionais foram consideradas a melhor escolha para detecção de defeitos subsuperficiais ocultos.
Recentemente, houve vários avanços nesta área, destacando-se equipamentos com capacidades avançadas de inspeção, oferecendo uma ampla gama de frequência de operação, permitindo a inspeção de diferentes tipos de materiais e profundidades de penetração e modo específico para a inspeção de estruturas multicamadas, comum em aeronaves, permitindo a detecção de falhas entre camadas sem a necessidade de desmontagem extensa.
Dentre esses novos lançamentos, destaca-se o novo AeroCheck3 da ETher NDE, que é particularmente eficaz na inspeção de estruturas de aeronaves, incluindo fuselagens, asas e caudas, componentes críticos, como rodas, freios, eixos e outras partes sujeitas a desgaste e corrosão.
O Aerocheck3 possui alta capacidade de detectar fissuras, corrosão e outros tipos de danos que podem comprometer a integridade estrutural das aeronaves, representando assim um avanço significativo em termos de tecnologia de inspeção por correntes parasitas.