Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Correntes Parasitas Pulsadas para Corrosão sob Revestimento

Correntes Parasitas Pulsadas,END,Equipamentos,ETher NDE,Produtos,Representadas

Correntes Parasitas Pulsadas para Corrosão sob Revestimento

A corrente parasita pulsada (PEC) é uma tecnologia avançada de inspeção eletromagnética usada na detecção de falhas e corrosão em materiais ferrosos normalmente escondidos sob camadas de revestimento, proteção contra fogo ou isolamento.

Tubulações sem revestimento, ou apenas pintadas, são equipamentos de fácil acesso. Uma simples inspeção por ultrassom é suficiente para detectar possíveis descontinuidades como alvéolos, pittings e corrosão generalizada.

Entretanto, quando há revestimentos de grande espessura, geralmente desenvolvidos para proteção mecânica e/ou isolamento térmico, o acesso a face do tubo se torna bem mais difícil. Assim, tal camada de pode esconder corrosão extensas, mesmo não apresentando indício externo algum.

Tais corrosões sob isolamento também são conhecidas como Corrosion Under Insulation ou CUI e acometem estruturas como:

  • tubulações isoladas termicamente
  • pernas de esferas de armazenamento
  • sustentações de plataformas offshore

O CUI é um problema predominante na indústria que afeta equipamentos com isolamento térmico nas indústrias de petróleo e gás onshore e offshore, bem como nas indústrias petroquímica, de especialidades químicas, de fertilizantes e relacionadas. É um dos mecanismos de danos mais bem pesquisados ​​e compreendidos nas indústrias de refinação e de processos químicos e, no entanto, ainda representa uma percentagem excessivamente grande das despesas globais de manutenção de instalações.

Por esta razão, é crucial exercer boas práticas de engenharia durante a fase de projeto e ao longo de todo o ciclo de vida dos equipamentos que requerem isolamento térmico. O engenheiro de projeto preocupado com o CUI deve especificar um revestimento metálico de qualidade com grau de imersão , um isolamento térmico repelente à água durável instalado com um sistema completo de barreira/revestimento contra intempéries e bem vedado com recursos de drenagem.

Correntes Parasitas Pulsadas (PEC)

Existem diferentes métodos e soluções de END para o exame e inspeção de CUI s através de
seu isolamento, o metódo de Correntes Parasitas Pulsadas (PEC) é um método eletromagnético utilizado para determinar a espessura da parede de materiais condutores elétricos. A sonda PEC é colocada sobre o isolamento do material condutor. Um campo magnético é criado por uma corrente elétrica na bobina de transmissão da sonda. Este campo penetra através da jaqueta e magnetiza a parede do tubo. Em seguida, a corrente elétrica na bobina de transmissão é desligada, fazendo com que uma queda repentina no campo magnético aconteça. Como resultado da indução eletromagnética, correntes parasitas são geradas na parede do tubo. As correntes parasitas se difundem para o interior e diminuem em intensidade. A queda nas correntes parasitas é monitorada pela sonda de PEC e é usada para determinar a espessura da parede. Quanto maior a parede, maior o tempo que a correntes parasitas demoram para decair até zero.

Maxwell PECT

PECT foi desenvolvido para detectar corrosão escondida sob o isolamento. Os instrumentos anteriores muitas vezes não tinham capacidade para serem rápidos e eficazes. Utilizando a mais recente tecnologia de bateria, a MAXWELL NDT apresenta um instrumento PECT novo e muito poderoso. Seu design é baseado em 20 anos de experiência prática.

Outras aplicações do PECT incluem:

  • Corrosão sob proteção contra fogo (CUF)
  • Detecção e dimensionamento de corrosão acelerada por fluxo (FAC)
  • Inspeções na zona de respingos – através de revestimentos, crescimento marinho e produto de corrosão
  • Monitoramento e inspeção da espessura da parede através de embalagens de reparo
  • Avaliação de defeitos através de produto de corrosão

Existem quatro sondas padrão, cada uma para uma faixa de decolagem diferente. As sondas são otimizadas para sensibilidade a defeitos.

As leituras de espessura da parede codificadas por cores são exibidas na tela sensível ao toque durante a gravação de dados. Um relatório de campo MS-Excel pode ser produzido rapidamente pelo tablet. Além disso, é fornecido software baseado em PC para análises e relatórios adicionais.

Usar o PEC para indicar as áreas afetadas pode levar significativa redução de custos, especialmente porque este método de inspeção não intrusivo pode ser aplicado em operação e muito antes de uma reviravolta ter que ser realizada. Esta abordagem auxilia na priorização e no planejamento eficiente de todos os atividades de recuperação ajudando a reduzir riscos, encurtar tarefas duração e minimizar o tempo de inatividade da instalação.

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *