Versões 16:64PR, 32:64PR, 16:128PR e 32:128PR são atualizáveis entre si via código de ativação e permitem ao cliente escolher o equipamento ideal para sua aplicação, sem a preocupação de adquirir um dispositivo básico e o mesmo não atender em uma aplicação mais crítica. É só atualizá-lo e pronto! Mais potência há um código de distância!

Desde sua criação, o VEO passou por várias atualizações, adicionando recursos e tornando-o cada vez mais a capaz de atender às demandas do mercado de END.
Em sua segunda versão, VEO+, a Sonatest reafirma seu compromisso com o desenvolvimento contínuo de suas soluções e com os valores de Simplicidade, Versatilidade e Confiabilidade. Este novo modelo conta quatro versões, que atendem a grupos de aplicações específicos, entregando, assim, sempre o melhor custo-benefício ao cliente.
Ao mesmo, tempo sua capacidade de atualização via atualização de software não limita o usuário a uma única configuração, permitindo-o otimizar seu equipamento sem a necessidade de grandes investimentos.
O VEO+
O VEO+ mantém o mesmo design de seu antecessor – com algumas poucas mudanças estéticas – além de alguns recursos tradicionais, como:
- Suporte a Phased Array, Ultrassom Convencional/TOFD simultâneos
Pulsador Independente para Phased Array e Convencional/TOFD – 100-50V e 400-100V, respectivamente - Selagem conforme IP66 contra poeira e umidade
- 2 baterias com função hot-swap para troca de baterias em operação
No entanto, as melhorias estão mesmo no hardware, expandindo o mix de aplicações e otimizando a capacidade de detecção e de dimensionamento de descontinuidades.
Versões do Sonatest VEO+

O novo modelo conta 4 versões para atender a diferentes nichos de mercado e aplicações. São elas:
VEO + | 64 Canais | 128 Canais |
Até 16 Elementos
Pulsador & Receptor | 16:64PR – Performance
A versão 16:64 é o pacote clássico para cobrir a maior parte das aplicações com um equipamento que oferece dois canais de US convencional + suporte TOFD! Aplicações típicas:
| 16:128PR – Produtividade
A versão 16:128 atende às mesmas aplicações da de 16:64 + suporte para varredura Linear (L-Scan) é necessária para varrer soldas mais espessas ou para uso mais transdutores (ou maiores) Aplicações típicas (todas 16:64+):
|
Até 32 Elementos
Pulsador & Receptor | 32:64PR – Potência & Precisão
A versão 32:64PR oferece a mesma capacidade da versão 16:64, só que aumentando a transmissão de energia (melhor relação sinal-ruído) utilizando mais elementos, além de melhorar a capacidade focalização para medições mais precisas Aplicações típicas (todas as de 16:64 +)
| 32:128PR – Versatilidade
A versão 32:128 amplia as possibilidades do VEO+ para os usuários que buscam soluções de maior potência e precisão, junto com uma produtividade superior. É a escolha perfeita para aplicações avançadas exigentes, assim como para aqueles que necessitam de um instrumento versátil. Aplicações Típicas (todas as outras +):
|
O que é PR?
PR é uma designação que identifica os aparelhos de phased array que possuem a capacidade de recepção em todos os seus canais disponíveis. Ou seja, um equipamento 32:128PR, por exemplo, pode por emitir sinais com até 32 elementos e receber com até 128.

Tal recurso abre novas possibilidades de inspeção como ensaios por transparência (Pitch & Catch) e TANDEM.
Melhorias de Performance
As melhorias implementadas no VEO+ foram direcionadas, principalmente, para o aumento da velocidade de inspeção e da resolução dos dados obtidos, entregando maior produtividade e confiabilidade. Algumas delas são:

- Abertura de Feixe (32 elementos) – O maior número de elementos transmissores simultâneos aumenta o alcance angular (com menor atenuação de sinal), ampliar o campo próximo (onde a focalização é mais eficaz) ou aumentar o poder de penetração (quando utilizando um feixe mais focalizado);
- Taxa de Amostragem de até 125 MHz – os A-Scans são coletados a uma taxa de repetição altíssima, otimizando a formação do sinal, principalmente com o uso de transdutores de alta frequência;
- Resolução Angular de até 0,1º – as 1024 leis focais agora permitem varreduras com intervalos de até 0,1°; ou seja;
- SSD de 128 GB – a memória eletrônica possui velocidades muito superiores às do disco rígido convencional (HD), proporcionando maior rapidez na leitura e gravação de dados;

•Relação Sinal-Ruído até 3 vezes melhor – a nova abertura de 32 elementos, em conjunto com o processamento digital de sinal melhorado e o tradicional recurso Sonatest ActiveEdge de seu pulsador, possibilitam a formação de um sinal muito mais limpo e de alta amplitude; além de melhorar os resultados obtidos com o ganho digital, muito útil durante análise dos dados para dimensionar descontinuidades.
Diferenciais do VEO+
Quanto aos diferenciais, já existentes na versão anterior, destacam-se:

- Vista de Topo Corrigida (True Corrected View) – ao invés apresentar a vista de topo C-Scan baseada no percurso do sinal, o VEO+ projeta tal visualização como se fosse a vista real do topo; isto evita que descontinuidades identificadas por um mesmo ângulo apareçam de maneira sobreposta no C-Scan;

- Plano de Inspeção no Aparelho – outra grande vantagem do VEO é a possibilidade montar o plano de inspeção diretamente no aparelho, dispensando qualquer software auxiliar; também é possível realizar ajustes na configuração, em campo, e refazer a calibração sem a necessidade de retornar ao escritório;
- Configuração Passo-a-passo em Português – umas das interfaces mais funcionais e responsivas do mercado, com instruções sobre cada recurso e montagem sequencial do plano de inspeção, sem qualquer complicação.
Conectividade

A capacidade de comunicação do VEO+ com outros dispositivos facilita tanto a operação do equipamento, quanto a transmissão dos dados coletados:
- Rede – é possível transmitir dados de inspeção via cabo ethernet ou, até mesmo, controlar o equipamento remotamente, cia VPN;
- USB – importe e exporte arquivos utilizando pendrives ou hd externos; também possível conectar teclado e mouse, com ou sem fio;
- VGA – saída para monitor externo ou projetor;

- Wifi – O software UT-Link, juntamente com o transmissor wifi, conectável ao VEO, permite a comunicação via rede de dados sem fio, tal qual na rede de ethernet.
Software

O software UTStudio é o mesmo utilizado pelo VEO e o Prisma e já acompanha o equipamento, em sua versão completa. Permite ao inspetor:
- Analisar os dados coletados pelos VEO+ no PC;
- Gerar relatórios com lista de descontinuidades, imagens de diferentes vistas e parâmetros utilizados na inspeção;
- Exportar dados em formato CSV, para análises estatísticas em outros softwares, como o Microsoft Excel.
Outra vantagem é que existe uma cópia apenas para geração de relatórios, a qual pode ser baixada gratuitamente: Baixar cópia do UTStudio para geração de relatórios do VEO.
Para mais informações, baixe o catálogo: