Belo Horizonte - Matriz

Rua Santa Quitéria, 541

São José dos Campos - Filial

Rua Lucélia, 823

Atendimento

(31) 3462-5668

Projeto mineiro receberá 5 milhões para pesquisa de inovação industrial

Mercado,Notícias

Projeto mineiro receberá 5 milhões para pesquisa de inovação industrial

Um dos sete projetos escolhidos para funcionar como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é mineiro, de Uberlândia. Ele foi concebido por

professores da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem o título de ‘Tecnologias Metal Mecânica’.

De acordo com o contrato assinado em Brasília, no Distrito Federal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai investir cerca de R$ 5 milhões no projeto mineiro. Os outros 6 projetos selecionados dividirão outros R$ 16 milhões.

O incentivo do governo vem para representar até 30% do custo de um projeto, e o prazo para a utilização é de seis anos. Todo ano será feita uma avaliação para a liberação do dinheiro que dependerá do cumprimento de metas, como por exemplo, a conquista de parceiros.

Ao contrário do que se pensa, não foi fácil ganhar uma das vagas, para isso, os pesquisadores da UFU precisaram comprovar que a Femec já tinha experiência em outros trabalhos com o setor industrial.

De acordo com os professores responsáveis pelo desenvolvimento, o projeto ‘Tecnologias Metal Mecânica’ envolve processos de união, soldagem, reparo, adição, caracterização de materiais e engenharia de superfícies no Laboratório de Soldagem e de Tecnologia em Atrito e Desgaste.

Para que tudo ocorra como esperado, estão envolvidos diretamente 13 professores, dez engenheiros, cinco técnicos, 19 doutorandos, 20 mestrandos e 20 alunos de iniciação científica.

A Universidade já faz parcerias com empresas de todo o país para a realização de pesquisas para inovação. Com essa escolha, o projeto pode procurar empresas que queiram desenvolver algum produto ou resolver algum problema que a Embrapii pode financiar o projeto.

Compartilhe essa matéria:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *