bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Radiologia Industrial e suas aplicações principais

Comentários (0) Aplicações, END, Inspeções

A Radiologia Industrial é um método de inspeção muito utilizado na indústria. Consiste basicamente na aplicação de radiações ionizantes em determinada peça. A absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada determina as

possíveis falhas. Esse processo não destrutivo está vinculado principalmente no controle de qualidade de produtos e matérias.

A radiografia industrial é usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos volumétricos.

Diferença entre Radiologia Industrial e Radiografia Industrial

A diferença entre a Radiologia Industrial e Radiografia Industrial é muito simples. O termo radiologia é uma denominação geral para o uso das radiações ionizantes em processos industriais que envolvem diversas aplicações, já a Radiografia Industrial é um exemplo desses processos industriais, onde se faz uso de um aparelho gerador de radiação (Raios-X) para a produção e visualização de imagens de peças.

Principais aplicações da Radiologia Industrial

Dentro dos Ensaios Não Destrutivos, a Radiologia Industrial tem seu papel em industriais petroquímicas como a Petrobras e em outras indústrias de petróleo. Utilizada também para o controle de qualidade em peças soldadas e fundidas em fábricas automobilísticas e siderúrgicas.

Na área militar para inspeção de armamentos, explosivos, munições, tanques, navios, aviões e mísseis.

A Radiologia Industrial também possui importante função na Aviação, onde são realizadas radiografias de peças importantes de aeronaves comerciais. Peças e assessórios nos jatos e aviões de pequeno e médio porte também são inspecionados por esse método.

A Inspeção de Segurança é outra área da Radiologia Industrial, nessa são incluídas a inspeção de portos, aeroportos e rodovias, através de equipamentos chamados Scanners que realizam a imagem do interior de containers, bagagens, malas de carros, roupas e até interior do corpo de pessoas, também utilizada na segurança de eventos e presídios.

Outra aplicação é a Irradiação de Alimentos, que eliminam fungos e bactérias, conservando a utilidade e aumentado o prazo de validade de diversos alimentos, de legumes a biscoitos.

Mercado de trabalho

Mercado de Trabalho na Radiologia Industrial é muito amplo, além destas áreas citadas existem outras aplicações, como a eliminação de bactérias em cosméticos, produtos farmacêuticos, embalagens e produtos médicos descartáveis. Utiliza-se também a radiação para acelerar o envelhecimento de pedras que após envelhecidas se tornam preciosas.

Controle da qualidade da Radiologia Industrial

Os procedimentos técnicos envolvidos no controle de qualidade da Radiologia Industrial se aplicam em um termo chamado de Ensaios Não Destrutivos (END), estes ensaios são técnicas de controle de qualidade para inspecionar os materiais sem alterar as suas características, incluindo a produção de imagens internas dos materiais por meio dos Raios X ou Gama. Esta é uma área que requer uma noção própria de proteção radiológica.

Ensaios não destrutivos

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são testes realizados em materiais acabados ou semi-acabados para verificar a existência ou não de descontinuidade ou defeitos. Estes ensaios são feitos através de princípios físicos definidos, sem alterar suas características físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *