bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Por que substituir Radiografia por Ultrassom com Registro?

Comentários (2) Aplicações, Notas

Observa-se muitos esforços e mudanças em todas as áreas, de forma a se obter maior qualidade, com mais segurança e menor custo. Na área industrial, essa busca pela eficiência fica nítida se observando a substituição da radiografia industrial pelo ultrassom industrial.

Veja alguns dos motivos pelo o qual isto vem ocorrendo, analisando a tabela abaixo.

Ultrassom Radiografia
Segurança Não afeta o ser humano, nem gera qualquer resíduo, dispensando o uso de EPIs especiais ou isolamento de área. Reque isolamento de área, por emitir energia radioativa. Entidades específicas regulam a operação e o manuseio da fontes de radiação.
Penetração Em geral, até 20 metros, dependendo do material. Penetração máxima de 40 mm.
Sensibilidade Consegue detectar descontinuidades milimétricas de qualquer tipo e em qualquer orientação, desde que o posicionamento do transdutor seja favorável. Gera imagens fiéis à realidade, com fácil caracterização de defeitos. Sensibilidade depende a espessura da peça.
Precisão Determina localização, profundidade, tamanho, orientação e tipo de descontinuidade com precisão de décimos de milímetro. Entretanto, depende do material e posicionamento do transdutor. É capaz de dimensionar defeitos e, dependendo do sistema, projetá-los volumetricamente, por composição de imagens.
Tempo de inspeção Com a técnica de ultrassom phased array e sistemas automatizados, o ensaio pode ser feito no mesmo tempo ou até mais rápido que a radiografia. Rápido, desconsiderando o tempo para isolamento da área para realização do ensaio.
Tempo para o laudo O laudo pode ser feito no ato da inspeção, sem necessidade de desmobilização de equipe de montagem/fabricação. Ainda que a radiografia seja digital, (sem necessidade de revelação de filme) ainda é necessário isolar a área para realizar o ensaio, o que demanda mais tempo para o trabalho.
Inspetor Para confiabilidade, requer profissional qualificado conforme norma aplicada. Para confiabilidade, requer profissional qualificado conforme norma aplicada.
Validade do laudo Sendo o inspetor qualificado, seu relatório é valido como um atestado de garantia da qualidade do produto e será aceito por qualquer cliente. Sendo o inspetor qualificado, seu relatório é valido como um atestado de garantia da qualidade do produto e será aceito por qualquer cliente.
Utilização da Técnica O Ultrassom com Registro elimina a deficiência do ultrassom convencional, por permitir o registro completo da inspeção com possibilidade de reavaliação, auditoria e rastreabilidade.  Limitada a aplicações onde o custo-benefício ainda é válido ou em casos onde o ultrassom é limitado.
Mão-de-obra Mais abundante e de fácil acesso. Mais reduzida por conta do rigor na fiscalização.
Disponibilidade de prestadores de serviço Muito alta. Mais reduzida por conta do rigor na fiscalização e burocracia para obter autorização para realizar tal tipo de serviço

Vale ressaltar que a radiografia industrial continua evoluindo, através de meios digitais e ferramentas de automação de inspeção. Entretanto, não há como negar que o ultrassom se apresenta como uma alternativa mais rápida e prática, na maioria dos casos.

2 Responses to Por que substituir Radiografia por Ultrassom com Registro?

  1. thiago disse:

    aconselho que reveja suas informações pois o que li de seus argumentos são totalmente equivocados.
    Dizer que radiografia é semi obsoleta só pode vir de um profissional desfamiliarizado com a área de inspeção ou só a conhece por livros.

    • Rafael Ornelas disse:

      Bom dia, Thiago!

      Agradecemos o comentário sobre nossa postagem e gostaria que explicitasse melhor os motivos de sua crítica. Este é um espaço de discussão e, portanto, aberto para diferentes opiniões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *