bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Novo UT Lite: B-Scan, C-Scan e TOFD mais compactos e robustos

Comentários (0) Equipamentos, Produtos, Representadas, Silverwing, Sistemas B-Scan, Sistemas C-Scan, ToFD

Novo do design, que integra computador e módulo ultrassônico, torna o produto mais portátil. A tela touch também torna interação mais intuitiva.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-1

O Silverwing UT Lite é um sistema compacto de ultrassom desenvolvido para atender às aplicações de mapeamento de corrosão e detecção de falhas em soldas.

Tudo-em-um

Um único dispositivo contém softwares capazes de realizar inspeções B-Scan, C-Scan e ToFD, bastando apenas utilizar os acessórios adequados. A soluções recebem nomes específicos, como veremos a seguir.

R-Scan Lite

Trata-se de um scanner B-Scan manual com transdutor de tecnologia exclusiva de acoplamento a seco, o que permite uma varredura mais rápida e eficaz.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-2

Conforma-se a diâmetros de 2″ (50 mm) até chapas planas, atendendo às aplicações de medição de espessura.
O scanner contém um encoder integrado, que conta a distância percorrida pelo cabeçote, permitindo a montagem um perfil fiel da espessura inspecionada.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-3

Thetascan

O Thetascan é um scanner C-Scan manual, ideal para mapeamento de corrosão em regiões limitadas com indícios de descontinuidade.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-4
Em inspeções de fundo de tanque por MFL ou outro método eletromagnético, torna-se uma ferramenta interessante para confirmação de indicações levantadas pelo primeiro ensaio.
O scanner conta com uma base magnética que serve como referência para que o encoder identifique a localização do transdutor (que também tem acoplamento a seco). A partir destas referências, o software monta uma imagem da descontinuidade detectada.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-5

Superfícies com diâmetro mínimo de 12″ (300 mm) até chapas planas podem ser inspecionadas.

TOFD Lite

A técnica de ultrassom TOFD baseia-se no conceito da difração das ondas ultrassônicas para varrer todo o volume da solda de uma só vez. Tal técnica é excelente para detectar altura e extensão de trincas em soldas de aço carbono.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-6

Transdutores de 5 e 10 MHz, além de sapatas de 45°, 60° e 70°, estão disponíveis para cobrir diversas espessuras.
Ideal para juntas de topo e e pequenas tubulações.

Com todos os recursos apresentados, o UT Lite se apresenta como uma ferramenta completa para atender às diversas aplicações da indústria, podendo ser utilizado como equipamento principal em medições de espessura ou como inspeção complementar, no caso de inspeções de tanques e vasos.

novo-ut-lite-b-scan-tofd-7

 

Assista ao vídeo para informações complementares:

UTLite | NDT Ultrasonic Testing Corrosion Inspection from Silverwing NDT on Vimeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *