bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Nova Norma Técnica sobre Ultrassom IRIS

Comentários (5) Mercado, Notícias

O projeto terá como texto-base a norma da Petrobras N-2690 e focará avaliação de perda de espessura de tubos de trocadores de calor e caldeiras.

calor - img 14

A comissão de normalização, que discute assuntos relacionados a ultrassom, vai elaborar uma nova norma sobre a técnica IRIS (Internal Rotary Inspection System).

Ultrassom IRIS


O ensaio IRIS é uma técnica utilizada para inspeção de tubos de trocadores de calor e caldeiras. É empregado o ultrassom pulso-eco para medição de espessuras, porém são utilizados novos métodos para apresentação dos resultados das medições.
Todas as medições feitas durante a varredura circunferencial completa do tubo. São mostradas na tela do computador, produzindo imagens retangulares ou circulares em tempo real.

Medições falsas podem ser facilmente reconhecidas e compensadas por extrapolação de medições válidas. Esta metodologia permite a medição de espessuras remanescentes menores que 0,5mm em condições especiais.

Utilizando-se de quatro formas de apresentação, o ensaio Ultrassom IRIS informa com precisão as condições reais do tubo. Os equipamentos apresentam diferentes imagens da mesma corrosão externa do tubo: retangular, circular, C-Scan e D-Scan.

5 Responses to Nova Norma Técnica sobre Ultrassom IRIS

  1. Mario Sérgio Colimério disse:

    Boa Tarde,
    Gostaria de receber se possível, mais informações quanto ao funcionamento deste fascinante aparelho, assim como se há apostilas ou cursos on line sobre seu funcionamento.

    • Wallison Aliaga disse:

      Boa Tarde Mário Sérgio,
      agradecemos a sua mensagem, logo entraremos em contato.

      Um abraço.
      BC END.

    • Rafael Ornelas disse:

      Bom dia, Mario Sérgio!

      Ainda estamos desenvolvendo material em português para este ECTANE e suas técnicas. Continue acompanhando nosso blog para mais informações.

  2. Sérgio Mauaricio disse:

    Ja estou fazendo o treinamento no Ectane,gostaria de parabenizar o quanto o equipamento é eficiente e os recursos que ele nos oferece.Gostaria de receber se possível o passo a passo em português principalmente na Técnica IRIS.
    Obrigado

  3. adriano kolchraiber disse:

    boa tarde. gostaria de saber mais sobre essa tecnica de iris, vcs tem esse curso? sou inspetor de ect. em que posso aproveitar da tecnica de ECT, ja que posso utilizar o mesmo equipamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *