bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Medidores de Espessura Sonatest – Simplicidade e Versatilidade

Comentários (2) Equipamentos, Medidores de Espessura, Produtos, Representadas, Sonatest

Linha de medidores de espessura da Sonatest foi renovada e traz novo design, novos recursos e uma interface mais simples e em português. Tudo isso, mantendo a qualidade e confiabilidade de sempre.

A marca Sonatest é conhecida pela confiabilidade e simplicidade de uso. Seguindo esta premissa, os medidores de espessura das linhas T-GAGE, Microgage e Sonagage foram atualizados e, agora, contam com novo desenho – menor e mais leve – e interface simplificada e atualizável, para adicionar mais recursos à medida que são necessários.

Recursos

Antes de apresentar os produtos, é importante conhecer os recursos disponíveis, para que possa selecionar o modelo adequado.

Eco-Eco

echo_echo

Este recurso permite a medição de espessura sobre camada de tinta, requisito indispensável para o aumento de produtividade.

Neste recurso, o equipamento passar a realizar a medição entre o eco de interface revestimento-material base e o eco de fundo da material. Daí o nome eco-eco.

Visor Colorido (versão C)

gauges

Gauges

Em alternativa ao visor monocromático, a tela colorida permite a melhor distinção entre os elementos representados, principalmente nas apresentações B e A-Scan.

Armazenamento de Dados (versão DL)

data_logger

ambém conhecido como “data logger”, o recurso de armazenamento de dados permite a coleta de várias medições no próprio aparelho, para posterior exportação para o computador. O dados são salvos em formato CSV, o qual pode ser aberto em um software de gerenciamento de planilhas, como o Microsoft© Excel™.

Vista B-Scan (versão DL)

Esta visualização também pode ser chamada de vista “em corte” ou perfil. Muito útil para determinação do padrão de perda de espessura, como corrosão generalizada ou “pitting” (pequenos pontos de perda de espessura com profundidade acentuada)

Vista A-Scan (Versão W)

encoded_bscan

É mais comumente encontrada em detectores de falhas e é a vista original do ensaio de ultrassom. É através dela, que se determinam os valores mostrados em dígitos e/ou em imagens, como o B-Scan.

Trata-se de um recurso muito útil quando se inspeciona peças de difícil calibração, tais como materiais muito atenuantes (fundidos e forjados).

rf_view

Também pode ser aplicados em peças finas, utilizando o formato de onda RF.

Medição de Velocidade

Este recurso é muito utilizado para análise de composição de ligas em fundidos e forjados. Isto por que cada material possui uma velocidade sônica específica, assim, variações de temperatura, estresse por tensão ou diferentes composições de liga resultaram em uma velocidade sônica diferente da esperada.

Assim basta que se possua um peça padrão de espessura conhecida para que possa fazer um comparativo; peças de mesma espessura com algum tipo de diferenciação em sua estrutura, apresentarão velocidade sônica fora do padrão.

Encoder B-Scan

encoded_bscan

 

O encoder permite o registro da distância percorrida pelo transdutor, gerando um perfil em escala real da peça inspecionada, quando utilizado com a vista B-Scan. Ideal para mapeamento de corrosão em tubulações.

Este recurso está disponível para o T-GAGE V.

SONAGAGE IV

gauges

Modelo de entrada, o Sonagage IV é o mais básico de todas as linhas. Destinado a aplicações padronizadas, contendo 8 velocidades de materiais mais comuns (alumínio, aço carbono, PVC, etc.) e 2 configuráveis, de acordo com a aplicação do cliente.

Seu alcance é de até 508 mm e suporta transdutores de várias frequências de transdutores.

Possui, ainda, tela retroiluminada e opção de menu em português.

Por se tratar de um equipamento básico, o Sonagage IV não suporta nenhuma das versões de atualização citadas anteriormente.

T-GAGE V

gauges_1

O T-GAGE V é o modelo mais versátil da linha, aceitando todas as atualizações citadas, as quais podem ser inseridas através de códigos de ativação, permitindo a adição de recursos à medida que são requisitados.

Suas aplicações são mais voltadas para a indústria, tais quais:

  • Detecção de pitting em tubos, revestidos ou não;
  • Medição de correia transportadora;
  • Tijolos refratários de fornos de cimenteira;
  • Delaminação ou descolamento de clad.

Microgage III

microgage-iii

Semelhante ao T-Gage V, o Microgage III se diferencia pela utilização de transdutores monocristal, geralmente com sapata de atraso. Isto porque é um modelo de precisão, dedicado à medição de materiais com baixa espessura – entre 0,02 e 0,10 mm, apesar de seu alcance também ser de 508 mm, no aço carbono.

Para tal, utiliza-se sapatas de atraso, que comportam o campo próximo do transdutor, permitindo maior resolução próximo à superfície de contato entre peça e cabeçote.

Sua aplicação é mais voltada para a aviação, mas também pode ser aplicado para detecção de defeitos de dimensão reduzida, como pequenas bolhas em materiais plásticos e/ou compósitos, as quais podem reduzir sua resistência mecânica.

Transdutores

dualgroupshot22808

A Sonatest possui uma linha completa de transdutores, nos mais variados tamanhos e formatos, com suporte a aplicações em temperatura ambiente até aproximadamente 500°C.

probes

Baixe os catálogos e consulte-nos sobre os modelos de transdutores disponíveis.

2 Responses to Medidores de Espessura Sonatest – Simplicidade e Versatilidade

  1. Silvio Rodrigues disse:

    Analisei as versões de produtos aqui disponível, estou catalogando para futuras consultas. A extração foi feita via Linkedin. Gostaria de receber os preços dos conjuntos.

    • Rafael Ornelas disse:

      Boa noite, Silvio!

      Obrigado por acompanhar nosso blog. Nossa equipe de vendas entrará em contato para que possamos enviar-lhe uma cotação formal.

      Se possível, acesse a seção “Contato” preencha o formulário com seus dados, para que possamos entrar em contato mais facilmente.

      Att,

      Rafael Ornelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *