bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Serviços de inspeção END e mercado mundial – um futuro indestrutível?

Comentários (2) Mercado, Notícias

A capacidade dos testes END de inspecionar um objeto sem afetar o seu desempenho operacional oferece um excelente equilíbrio entre o controle de qualidade e seu custo efetivo. O mercado de equipamentos de END é bem abastecido de pesquisas, com produtos e tecnologias bem definidas. Como resultado, algumas vezes a contribuição do mercado de serviços de inspecção e seu pessoal fica esquecida.

Os Ensaios Não Destrutivos

Embora o avanço das tecnologias de END forneça um inegável impulso à indústria, a importância de implementar essas tecnologias e analisar os dados para produzir conhecimento é de igual importância para o mundo industrial. O mercado de END inclui serviços de inspeção, serviços de consultoria e serviços de treinamento. Mas este artigo incidirá sobre os serviços de inspecção, no intuito de  apresentar um breve panorama do mercado global de END.

Os serviços de inspeção podem ser segmentados como inspeção ultrassônica, por correntes parasitas, visual e radiografia, dentre outros.

O Mercado de END

A indústria de END está passando por mudanças rápidas. Tecnologias tradicionais estão evoluindo em aspectos importantes, oferecendo novos benefícios e agregando valor para seus usuários finais. As aplicações nas quais o END é usado também estão evoluindo.

Muitas indústrias, tais como a de eletrônicos, que usaram técnicas de END com moderação no passado, estão mostrando interesse crescente em empregar técnicas mais recentes e mais avançadas. Enquanto alguns dos tradicionais usuários finais de END, tais como a indústria de petróleo, gás e derivados, e o setor automotivo, são céticos sobre adotar novas tecnologias avançadas, preferindo as tradicionais.

O mercado de serviços de inspeção END é enorme e cresce a um ritmo constante. Análise inicial da Frost & Sullivan Consultoria indica um mercado global superior a US$ 2,5 bilhões. Prolongar a vida útil da atual infra-estrutura em envelhecimento está levando à necessidade de serviços de inspecção. O custo exorbitante e os desafios envolvidos na construção de nova infra-estrutura resultou em envelhecimento significativo da infra-estrutura existente. Para avaliar sua integridade e prevenir falhas catastróficas, a inspeção por END é de suma importância. As falhas de infraestrutura recentemente divulgadas, como o derramamento de óleo da Deepwater Horizon no Golfo do México e colapso da ponte do Rio Mississippi, vem aumentando a consciência para o valor de inspeção por END.

O Perfil do Profissionais de END

Outro fator a impulsionar o crescimento para este setor tem sido a escassez de inspectores END. Levantamento feito pela PQNDT do salário de 2006 nos EUA revelou que a idade média para um inspetor de END é 41,5 anos. A mesma pesquisa feita em 2010 revela que a idade média para um inspector NDT é de 45 anos. A regulamentação mais rígida do governo e a crescente sofisticação dos métodos levou a um aumento na demanda por inspetores qualificados. Essa alta demanda por inspetores END está superando sua oferta. Como resultado, muitas empresas que realizaram inspeção in-house, começaram a terceirização desses serviços. Prestadores de serviço possuem força de trabalho técnico e experiência para executar essas tarefas.

A Economia Mundial

A economia dos EUA ainda sente os efeitos da recessão. A europeia ainda vive o incomodo de sua alta divida interna. Assim, a região primária sendo delineada para o crescimento em serviços de END é a Ásia/Pacífico. Índia e China estão impulsionando o mercado nesta região com grandes projetos de infra-estrutura a serem anunciados. Um dos principais desafios que muitos prestadores de serviços de inspeção enfrentam nesta região é o preço. Os utilizadores finais são altamente conscientes dos preços e da procura pela melhor relação preço-desempenho.

Outra região de alto crescimento é a América do Sul, especialmente Brasil. A economia brasileira é a maior da América do Sul, com setor de petróleo e gás, geração de energia, aeroespacial e automotivo como os principais impulsionadores.

Fonte: NDT News

 

2 Responses to Serviços de inspeção END e mercado mundial – um futuro indestrutível?

  1. Paula Queiroz disse:

    Gostaria de receber informações de produtos e tecnologias END para construção civil.

    • Rafael Ornelas disse:

      Obrigado pelo contato, Paula!

      O departamento de vendas entrará em contato para identificar qual a sua demanda.

      Atenciosamente,

      Rafael Ornelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *