bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Gás de Xisto pode revolucionar a produção de energia

Comentários (0) Mercado, Notícias

Gás de Xisto é o gás natural que pode ser encontrado preso dentro de formações de xisto argiloso.

O Gás de xisto vem se tornando uma fonte cada vez mais importante de gás natural nos Estados Unidos desde o início deste século, além de possuir grandes potenciais no resto do mundo. Em 2000, o gás de xisto fornecia apenas 1% da produção dos EUA de gás natural. Em 2010, era superior a 20%. O governo dos EUA prevê que, até 2035, 46% do fornecimento de gás natural virá de gás de xisto.

Essa nova fonte de energia é bastante controversa. Se por um lado vem reduzindo a demanda dos EUA por petróleo (e também as emissões de gases estufa), por outro, tem gerado impactos ambientais importantes, especialmente sobre as águas subterrâneas. Confira no vídeo abaixo a reportagem da Globo News em Pittsburgh, na Pensilvânia, que mostra os prós e os contras da exploração do gás de xisto. O Brasil também tem reservas inexploradas de xisto e a Agência Nacional do Petróleo incluiu o minério na próxima rodada de leilões para campos de gás.



No Brasil

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou a antecipação, de dezembro para outubro, do primeiro leilão no país para exploração de gás e óleo não convencional, chamado de shale gas ou xisto.

A previsão da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) é que o leilão poderá ofertar blocos em até cinco potenciais bacias sedimentares, sendo elas Parecis (em Mato Grosso), Parnaíba (entre Maranhão e Piauí), Recôncavo (na Bahia), Paraná (entre Paraná e Mato Grosso do Sul) e São Francisco (entre Minas Gerais e Bahia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *