bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

ETher NDE Veescan: Inspeção Automatizada de Rodas Aeronáuticas

Comentários (0) Correntes Parasitas, Equipamentos, ETher NDE, Produtos, Representadas

ETher NDE, fabricante britânico de equipamentos de inspeção por correntes parasitas, introduziu no mercado o Sistema de Inspeção de Rodas Aeronáuticas por Correntes Parasitas Veescan. 

O Cenário Atual na Inspeção de Rodas

 Rodas são itens críticos das aeronaves. Elas sofrem esforços severos durante a decolagem e, principalmente, na aterrizagem.
Durante muito tempo, a inspeção de manual destes componentes foi aceita pela segmento. Ensaios por Líquido Penetrante ainda são utilizados, demandando remoção do revestimento e repintura após o ensaio.
bead-seat-inspection
No caso das Correntes Parasitas, este procedimento não é necessário, entretanto o modo manual é passível de falhas e não há registro completo da varredura realizada.

 A Solução: Um Sistema Automatizado

ether-nde-veescan-model-h-com-painel

 Pensando em uma maior produtividade e confiabilidade no processo de inspeção de rodas, a ETher NDE criou o Veescan. Um sistema automatizado de inspeção de rodas aeronáuticas de alta velocidade.
Sua construção permite a varredura de rodas dos mais variados diâmetros e larguras. Também, permite varrer regiões críticas, como a borda roda, chamada de “bead seat”.

Modelo H

ether-nde-veescan-model-h

 O modelo H é o mais versátil de estrutura mais simples, onde a roda é fixada por um eixo, pela parte inferior. É possível inspecionar rodas com até 900 mm de diâmetro.
Seu painel é controle é móvel, permitindo ao inspetor, operar o equipamento de uma certa distância.

Modelo R

ether-nde-veescan-model-r

O modelo R possui um braço pneumático que fixa a roda em seu eixo, por cima. Seu painel de controle é fixo em sua estrutura. São duas versões: uma para rodas até 600 mm e outra para até 900 mm.

A Sonda

veescan-probe

 O grande benefício da sonda do modelo H é o posicionamento da linhas de campo geradas. Como os defeitos mais comuns se apresentam na mesma direção de giro da roda, o campo gerado perpendicularmente a está, garante maior detectabilidade.
A sonda do modelo H pode ser fabricada em até 4 frequências diferentes (entre 100 kHz e 1,5 MHz) sendo padrão 200 kHz. Seu diâmetro padrão é de 6 mm, mas outros também estão disponível.
A sonda do modelo R se assemelha a uma manual, atendendo a procedimentos que demandam tal especificação.

Velocidade de Varredura

 O giro da bandeja pode variar de 15 a 120 RPM para o modelo H e de 5 a 50 RPM para o modelo R. Isto permite a varrer uma roda em apenas alguns segundos, com garantia de uma cobertura completa da área inspecionada.

Relatório e Registro

 Todos os dados da inspeção são armazenados e vinculados às informações da roda inspecionada. O que garante rastreabilidade ao processo. É possível, também, criar alarmes para identificar a descontinuidade, quando existente.

Garantia

O Veescan é oferecido com a garantia ETher NDE de completa  satisfação do cliente e excelente suporte técnico, além de proteção  de dois anos quanto a defeitos de fabricação.

Segundo John Hansen, diretor geral da ETher NDE, “A gama de produtos Veescan oferece aos nossos clientes a capacidade de melhorar tanto a produtividade quanto a qualidade de inspeção, com baixo custo de aquisição.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *