bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

ETher NDE Aerocheck Plus: Detector de Correntes Parasitas

Comentários (0) Correntes Parasitas, ETher NDE, Produtos, Representadas

A empresa do Reino Unido ETher NDE lançou no mercado o instrumento de ensaios por correntes parasitas AeroCheck Plus. É um instrumento altamente portátil para aplicações nos setores aeronáutico, aeroespacial, automotivo, naval, mecânico e inspeções em geral. 

O Aerocheck Plus: Detector de Falhas por Correntes Parasitas

É um instrumento compacto de dupla frequência e duplo display possuindo uma tela colorida LCD de 5.7 pol. (144,8mm) apresentando ótima visualização sob à luz do dia. É um instrumento altamente portátil, pesando apenas 1,2Kg com a bateria interna instalada. A bateria possui uma autonomia de 10 horas com sondas de superfície e 7 horas com o cabeçote motorizado para sondas rotativas para detecção de descontinuidades na parte interna de furos.

ether nde aerocheck plus detector de correntes parasitas belo horizonte

 

Versatilidade e Facilidade de uso

Este instrumento permite operação com a mão direita ou esquerda, e a imagem na tela sendo girada em 180º, como visualizamos abaixo.

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-2

Todos os menus são visualizados e agrupados conforme suas funções.

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-3

 

Opções de Visualização

Diversos displays são selecionáveis, onde abaixo são visualizados alguns deles.

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-4

Em todas as telas do software observa-se a esquerda uma coluna em amarelo onde está a parametragem do ajuste do instrumento para o ensaio em curso, conforme observa-se também na figura abaixo:

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-5

 

Nesta imagem temos o display de ensaio em furo com sonda absoluta rotativa motorizada, enquanto no display menor visualiza-se este mesmo sinal no plano de impedância.

Os displays mostrados acima podem ser modificados conforme a preferência do inspetor. O software deste instrumento permite a troca das frequências e dos sinais exibidos nas telas maiores e menores, como também nas telas divididas (split screen).

Na figura abaixo, visualizamos o instrumento com a tela dividida. Também, temos uma ideia da dimensão do instrumento na mão do inspetor.

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-6

Outra função disponível neste instrumento é display medidor analógico com visualização semelhante a um galvanômetro, conforme a figura abaixo:

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-7

Visualizações

Este display pode ser usado para avaliar a profundidade do defeito em uma escala de 0 a 100%. A caixa de alarme (em vermelho) pode ser ajustada em sua dimensão conforme a necessidade para este ensaio.

Na imagem, o valor da máxima profundidade aceitável da descontinuidade está ajustado em 38,7% do valor fim da escala, que é 100%.

Na primeira figura, visualizamos a tela do instrumento dividida (split screen). No lado esquerdo, o display, em forma de medidor analógico com ponteiro, e a direita, em varredura horizontal (Y vs. Tempo).

Neste caso, os dois displays são resultados de ensaio com sonda rotativa motorizada. Esta detecta uma descontinuidade na parede interna de um furo.

A tela do medidor analógico também é bem útil quando se executa controle de tratamento térmico ou separação de materiais. Nesta aplicação específica, a tela da direita é programada para display plano de impedância com respectiva caixa de alarme.

Emprega-se, então, uma sonda absoluta tipo spot para execução desta tarefa. Onde os resultados de cada ensaio são visualizados na tela medidor analógico (esquerda) e plano de impedância (tela x-y) a direita.

Também, nesta tela, pode-se programar o display dos sinais x-y em pontos. Congelar uma imagem é muito simples, basta clicar a tecla estrela na parte superior do painel do instrumento.

Na figura a seguir observa-se o instrumento quase em perfil, nota-se a pouca profundidade deste: 50mm.

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-8

Modo Condutividade e Medição de Revestimento:

ether-nde-aerocheck-plus-detector-de-correntes-parasitas-belo-horizonte-9

 

 

Leia o Boletim Técnico na íntegra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *