bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

ESBeamTool: O que é e para que serve?

Comentários (0) Produtos, Software

Software é utilizado na montagem do plano de inspeção phased array. Entretanto, ainda gera dúvidas quanto à sua aquisição e compatibilidade com os aparelhos presentes no mercado de END.

O que é o plano de inspeção?

Previamente a qualquer inspeção por ultrassom, faz-se necessária a montagem do chamado plano de inspeção. Neste momento, todos os parâmetros de inspeção serão definidos, conforme procedimento aplicado, para que o ensaio possa ser posto em operação.

Entretanto, o que antes era feito em uma folha de papel, hoje pode ser montado a partir de um software. Ele pode estar dentro ou fora do dispositivo de inspeção.

Na técnica de Ultrassom Phased Array, tal aplicativo é ainda mais importante, dada a complexidade do ensaio e suas variáveis.

Software

Vários fabricantes de equipamentos possuem ferramentas para este tipo de configuração, mas nenhuma é tão completa e conhecida como o ESBeamTool. Foi desenvolvido pela Eclipse Scientific, empresa com sede no Canadá e que desenvolve treinamentos e soluções em END.

http://www.youtube.com/watch?v=lv_u8t3U918

Conhecido popularmente no Brasil como “Beam Tools”, o aplicativo permite a montagem de planos de inspeção complexos. É possível, também, verificar leis focais, ângulo de abertura e ajuste de percurso sônico.

MultiDisciplineTechnique_BeamTool

Seu grande diferencial, é a possibilidade importar o desenho da peça a ser inspecionada para dentro do mesmo. O que possibilita a montagem do plano tal qual no ensaio real. Isto também permite identificar limitações na inspeção, bem como definir a melhor configuração para cobrir a área de interesse na parte.

Como adquirir

O software pode ser adquirido por intermédio de fabricantes de equipamentos. (Alguns modelos, baseados em Windows, possuem a ferramenta já instalada) Mas também pode ser adquirido diretamente no site da eclipse, nas versões abaixo:

  • BeamTool SL (SoftLock) Software pode ser transferido online, porém necessita de um número de série (SERIAL) para se ativado; somente um computador pode ser ativado por vez. Se desejar instala-lo em outra unidade, deve desinstala-lo da anterior.
  • BeamTool HL (HardLock)* – Esta versão permite a instalação do aplicativo em diversas máquinas. Porém, o software só funcionará com a utilização um dispositivo USB conectado à mesma. (Ideal para quem não possui uma máquina dedicada para montagem de plano de inspeção)
  • BeamTool FL (FlashLock)* – Versão semelhante à Hardlock, porém o dispositivo USB possui 2GB. (de armazenamento e com software já incluso para instalação)

Existem, ainda, módulos extras para inspeção por zona, em alta temperatura e com simulador A-Scan. Estes podem ser adquiridos separadamente.

Considerações Finais

Apesar de ser um software bem completo, sua aquisição não é essencial para inspeção. Por exempo, se já possua as condições de inspeção já definidas.

Veo8

Sonatest VEO Phased Array – disponível nas versões 16:64 e 16:128

prisma_red_dot_award_1

Sonatest Prisma – disponível nas versões UT, Phased Array 16:16 e 16:64 e TOFD

Screenshot-3D_face2face3

Plano de Inspeção do VEO/Prisma

Os equipamentos VEO e Prisma possuem um módulo de montagem de plano de inspeção no próprio a aparelho. A versão, atualmente, se destina apenas ao desenvolvimento em juntas planas. Esta, já atende a grande parte das aplicações. (mas não quer dizer que os aparelhos em questão se limitem a apenas este tipo de configuração)


Entretanto, para geometrias complexas, o ESBeamTool torna-se um ferramenta quase que indispensável.

* – Vale lembrar que as versões HardLock e FlashLock tem seu dispositivo enviado  juntamente com o CD do software.  (por DHL, FedEx, etc.). Por isso, seu tempo de entrega pode ser superior a 30 dias, para o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *