bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Ensaio de Medição de Espessura por Ultrassom

Comentários (0) Aplicações, END, Inspeções

O ensaio de medição de espessura por ultrassom se caracteriza como um ensaio não destrutivo que tem por objetivo a detecção da

perda de espessura decorrente de um processo corrosivo ou abrasivo nos mais variados tipos ou formas de materiais ferrosos ou não ferrosos.

Aplicação da Medição de Espessura por Ultrassom

Especialmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas, o ensaio de medição com ultrassom é uma ferramenta indispensável para a garantia da qualidade de peças, equipamentos, juntas soldadas, chapas e etc. Sua aplicação é largamente difundida na inspeção de materiais presentes nas indústrias siderúrgicas, petroquímicas, aeronáuticas, ferroviárias, nucleares e outras.

Técnica de ultrassom

O ensaio não destrutivo utiliza uma técnica similar à eco-localização usada pelos golfinhos, baleias e morcegos, assim como pelo sonar usado por submarinos.

Técnicas de ultrassom são largamente empregadas e a utilização mais frequente do ensaio com ultrassom é a Medição de Espessuras.

Equipamentos como tubulações, tanques ou estruturas metálicas, sofrem desgastes causados pelo tempo, pelo material que ele armazena ou transporta, ou mesmo pelo meio onde ele está instalado. Uma tubulação que transporta um líquido ou um gás poderá sofrer desgaste em seu lado interno; um tanque de armazenamento poderá sentir os efeitos não apenas do tempo de utilização, mas também do material nele armazenado. Como o acesso ao lado interno do equipamento é difícil, esses componentes podem ser inspecionados por ultrassom, que detecta de forma eficaz e precisa a perda da espessura inicial do material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *