bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Conheça os maiores centros industriais do Brasil

Comentários (0) Notícias

O Brasil é décimo maior parque industrial do mundo. Segundo a ONU, em 2009 a Índia superou o Brasil, ocupando a nona posição. Lá no topo, as três primeiras opções são ocupadas respectivamente pelos Estados Unidos, China e Japão. A China supera pela primeira vez na história o Japão para se tornar o segundo maior produtor de bens manufaturados do mundo.

No Brasil, os mais importantes polos industriais estão divididos da seguinte maneira:

Região Sudeste

São Paulo

Os grandes centros industriais do Brasil estão concentrados na região sudeste do país, tendo como destaque o Estado de São Paulo, precisamente na Grande São Paulo. Lá existe um centro polindustrial, formado por 39 municípios, entre eles o de São Paulo, constituindo o maior parque industrial da América Latina.

Os municípios do Grande ABC como Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e  Rio Grande da Serra também são de grande importância industrial para o Brasil. Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano não ficam atrás, tendo grande destaque como pólos industriais.

Rio de Janeiro

A maior concentração do Estado do Rio de Janeiro está no Grande Rio, um grande centro polindustrial, com destaque para o setor naval e o turismo. Outros centros monoindustriais também merecem destaque como, Petrópolis, Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa, Campos, entre outros.

Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é rico em recursos minerais, por isso destaca-se em grande centro metalúrgico e siderúrgico, situados na Grande Belo Horizonte (Belo Horizonte, Sabará, Nova Lima, Contagem, Betim) e nos municípios de Mariana, Santa Bárbara, Itabirito, Juiz de Fora, etc.

Região Sul

Rio Grande do Sul

A capital Porto Alegre é o maior destaque do Estado como centro poli-industrial, e como centros periféricos destacam-se Esteio, Canoas, Gravataí. Além desses, outras cidades ganham destaque, como: Caxias, Novo Hamburgo e Pelotas.

Paraná

O principal destaque vai para a região metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava.

Santa Catarina

No Estado de Santa Catarina destaca-se o centro mecânico de Joinville, o pólo ceramista de Criciúma, e indústria de embutidos de Chapecó, e o setor têxtil de Blumenau.

Região Nordeste

Recife

Destaca-se o distrito industrial do Cabo e os centros industriais: Paulista, Curado, Jabotão e São Lourenço da Mata.

Salvador

Destacam-se os distritos industriais de Aratu e Camaçari.

Ceará

Fortaleza é o grande destaque (pólo têxtil).

Regiões Norte e Centro Oeste

São as duas regiões com a menor participação na produção industrial, apenas 5%. Contudo, nos últimos anos houve um aumento na participação, destacando-se a região metropolitana de Belém do Pará, Manaus no Amazonas com a Zona Franca, e as indústrias de bens de consumo em Goiânia, Anápolis, Campo Grande, Corumbá e Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *