bcend@bcend.com.br

+55 31 98456-0323

+55 31 3462-5668

bctrade2

Afinal, o que é Phased Array?

Comentários (0) Aplicações, Tutoriais

Termo ainda é pouco conhecido no mercado, porém tem atraído a atenção por sua aplicação. Saiba o que é neste post.

Definição

Phased Array é o nome dado a uma variação do ensaio de ultrassom convencional.

veo16_128_StopMode_5scans_HighContrast

O termo Array pode ser chamado de matriz. Cada matriz constitui um grupo de transmissores, receptores ou transmissores/receptores, geralmente chamados de elementos da matriz.

Funcionamento

Quando utilizada como um transmissor, disparando os elementos em momentos diferentes, pode conduzir a interferência entre as ondas sonoras produzidas por cada elemento individual. Esta interferência pode ser tanto construtiva (ondas se somam) quanto destrutiva (ondas se cancelam).

Isto é o que dá ao Phased Array sua principal vantagem. A habilidade de mudar a forma e o ângulo do feixe de ultrassom dependendo do momento em que os elementos são disparados. Quando uma matriz é utilizada como receptor, a diferença entre o tempo que um pulso chega em cada elemento contém informações sobre a localização da fonte de pulso.

Seus ouvidos são um simples conjunto de dois elementos de recepção. Operando juntos, eles permitem que você não apenas ouça o som, mas também identifique a direção da fonte sonora. Assim é com uma série ultrassônica: adicionando os sinais recebidos por cada receptor ou elemento da matriz de uma forma particular, é possível “ouvir” o som chegar. Ao longo de uma determinada direção angular ou de um ponto particular. Quando operando em modo de transmissão, é possível enviar o feixe de som ao longo de uma direção em particular angular, ou focá-la apenas em um ponto particular.

A manipulação do feixe de ultrassom exige que os elementos da matriz sejam pequenos em relação ao comprimento de onda. O espaçamento entre os elementos também deve ser pequeno em relação ao comprimento de onda.

Conseqüentemente, o desempenho de uma sonda matriz depende do número dos elementos, de seu tamanho e da distância entre eles. Equipamentos de processamento de sinal especial são necessários para operar o array.

Aplicação

Phased Arrays têm sido usados por um longo tempo em aplicações. Entre elas, sonares e radares, equipamentos médicos de ultrassom, dentre outras. Mas seu uso para ensaios não destrutivos ainda é recente, embora sua utilização esteja crescendo de maneira exponencial nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *